bannerfull

Em Conferência de Saúde, São Gabriel apresenta avanços e se destaca pela política do bem-estar social

Prefeito Hipólito Rodrigues parabeniza que ‘vestiram a camisa’ da gestão e pediu a Deus força e sabedoria para superar dificuldades.

31 de julho - 2017 às 14h13

Nesta segunda-feira (31), São Gabriel realiza a 4ª Conferência Municipal de Saúde, ocasião em que também ocorre a 1ª Reunião Ampliada de Vigilância à Saúde, eventos que têm como objetivo traçar um panorama e estabelecer novas perspectivas junto com servidores, usuários, gestores e especialistas, na busca pelo aperfeiçoamento de todo o sistema e na melhoria da qualidade de vida da população. A mesa de honra foi composta por secretários, vereadores, colaboradores da gestão e também pelo prefeito Hipólito Rodrigues, o palestrante Hêider Pinto e o empresário Zé Carlos da Cebola. 

Os secretários José Adailson (Educação) e Norberto Gonçalves de Oliveira (Assistência Social) fizeram questão de destacar o trabalho integrado entre as pastas e o entrosamento de toda equipe da Administração Municipal. “Todos juntos, num esforço concentrado, fazemos o melhor por São Gabriel”, acrescentou Luciana Rodrigues, secretária de Administração. Durante pronunciamento, o empresário Zé Carlos da Cebola - que também já foi prefeito da cidade - parabenizou toda a equipe da Saúde e disse que a atual gestão fez um trabalho bem melhor do que ele teria feito. “A vida só tem sentido se nós pudermos ajudar ao próximo... Parabéns a todos vocês pela dedicação ao povo de São Gabriel”.

FORÇA E SABEDORIA 

Apesar de apontar o impacto negativo no município com a redução de repasses federais, o prefeito Hipólito Rodrigues enalteceu o empenho dos profissionais da Saúde, que, segundo ele, possuem o “dom divino de cuidar do próximo”. Numa analogia com o futebol, o prefeito afirmou que os servidores “vestiram a camisa da gestão” e pediu a Deus “força e sabedoria para superar as dificuldades do dia a dia”.  

Encarregada de abrir oficialmente os trabalhos da conferência, a secretária municipal de Saúde, Camila Freitas, apresentou e pediu uma salva de palmas para cada integrante da equipe técnica da pasta. Em seguida, ela fez um breve diagnóstico sobre São Gabriel, onde a imensa maioria das pessoas depende dos serviços públicos de Saúde e 33% da população está abaixo da linha da pobreza. Mesmo com os enormes desafios encontrados pela Administração Municipal, Camila Freitas apontou como alguns dos principais avanços na Saúde a recuperação da autoestima do funcionalismo, a reforma estrutural das unidades de Saúde e a humanização do atendimento ao cidadão. 
Além disso, ela anunciou os projetos de reforma do Hospital Municipal e aquisição de três novos veículos que vão atender às demandas da pasta. Como metas estabelecidas, Camila Freitas revelou a intenção de informatizar o sistema da rede, inclusive com a implantação do prontuário eletrônico; a adesão ao Selo UNICEF e a constante valorização e qualificação dos servidores. 

BEM-ESTAR

Antes da palestra, o médico e sanitarista Hêider Pinto parabenizou o município de São Gabriel pela política de promoção da Saúde e prevenção de doenças.  Na avaliação do especialista, esse sistema é o mais inteligente e eficaz e tem sido responsável pela melhoria da qualidade de vida em diversos países do mundo. “Com a Constituição de 1988, a Saúde pública no Brasil passou a ser um direito de todos e dever do Estado. O que São Gabriel tem feito é a reafirmação do ideal do bem-estar. Por favor, vamos defender esse princípio com todas as nossas forças”.

A programação segue até às 15h, com a apresentação do Perfil Epidemiológico do Município e discussões acerca da Vigilância em Saúde, dentre outros temas; além das apresentações dos eixos temáticos, trabalhos em grupo, elaboração e aprovação de propostas.

Prefeitura de São Gabriel - Nós fazemos uma São Gabriel melhor

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2017