bannerfull

Encantos naturais da Chapada Diamantina vão além do Parque Nacional

Conheça alguns dos mistérios de uma das regiões mais bonitas da Bahia... Visite a Chapada! Você merece!

20 de janeiro - 2017 às 12h05
Encantos-naturais-da-Chapada-Diamantina-vo-alm-do-Parque-Nacional

Informações são do Blog de Rogério Mucugê / Jornal da Chapada

A Chapada Diamantina tem muito mais a oferecer para além dos limites definidos do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), conforme provam os integrantes do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), que identificou dezenas de atrativos turísticos selvagens e culturais, vendidos e não, na região. Pelas contas do grupo se um visitante quiser conhecer todos os atrativos da Chapada Diamantina, terá que reservar mais do que dois meses para conseguir chegar próximo à sua meta. Um bom exemplo é o Rio Santo Antônio, que começa a ser chamado assim a partir do encontro do Rio Preto que nasce no PNCD e atravessa a cidade de Palmeiras, com o Rio da Pratinha, que nasce no município de Iraquara. Após este encontro ele percorre o Vale do Cercado, e depois de atravessá-lo, recebe as águas dos Rios Mucugezinho, Utinga, Lençóis, São José, etc, e forma o pantanal do Marimbus entre Lençóis e Andaraí, desembocando no rio Paraguaçu.

Leia matéria relacionada: 

Chapada Diamantina: Conceição dos Gatos, onde a vida passa sem pressa 

Quando a estação turística é alta na Chapada Diamantina, há alguns recantos ainda vazios de público, como os atrativos do alto trecho do rio Santo Antônio, localizados na Área de Proteção Ambiental Estadual Marimbus/Iraquara. Ao contrário das águas escuras da maior parte da Chapada devido ao tanino das plantas e ao óxido de ferro presente nas rochas, o Rio Santo Antônio contém multicores em locais diferenciados, a depender da localização e da quantidade de águas em determinado período climático.

Dentre os atrativos do alto Santo Antônio, somente os da Fazenda Pratinha tem alta visitação, com infraestrutura já montada. O rio Santo Antônio, dentre os 10 principais afluentes do rio Paraguaçu, é um dos mais preservados, segundo mapeamento do uso e ocupação do solo do Projeto Semeando Águas no Paraguaçu. E mantém ainda significativa cobertura vegetal em suas margens. Em seu alto trecho há uma diversidade de formações rochosas, em um ambiente que começa na caatinga com seu rico solo e continua no cerrado, com suas lindas flores. Surpresa ainda é encontrar uma pequena comunidade de agricultores familiares no vale do Cercado: o Sitio do Meio. Vale a pena conhecer.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024