bannerfull

IFBA Irecê produz protetores faciais na luta contra o Covid-19

Equipamentos foram entregues ao Hospital Municipal Dr. Mário Dourado Sobrinho. Que maravilha! Viva! Parabéns!

22 de abril - 2020 às 10h01
IFBA-Irec-produz-protetores-faciais-na-luta-contra-o-Covid-19

Assessoria de Comunicação

O Campus Irecê, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), entra na lista das instituições que estão produzindo barreiras mecânicas contra respingos (Máscaras faciais) conhecidas como Face Shield. A ação, parte do projeto intitulado Face Shield for Life 3D, visa à produção desses equipamentos para aumentar a vida útil das máscaras utilizadas pelos profissionais de saúde, que estão na linha de frente nos hospitais, lutando contra o Covid-19. A fabricação é feita de forma colaborativa e voluntária de Makers, com impressoras 3D, por profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores em diversas áreas.

A participação do Campus Irecê partiu de um convite da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado da Bahia, ao Diretor-Geral, Jeime Andrade. A secretaria disponibilizou a impressora 3D para realização das atividades. A intenção é fornecer gratuitamente os EPIs fabricados em impressoras 3D para os profissionais de saúde da rede pública do Estado da Bahia. Com esse equipamento é possível ampliar o campo de proteção em procedimentos médicos.  Além da parceria com a SECTI, o campus conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Prefeitura Municipal de Irecê.

No Campus Irecê o projeto está sendo coordenado pelo professor Raphael Cardoso, com a colaboração dos servidores Reginey Barbosa, Gustavo Falcão da Silva, Leonardo de Jesus, Silvia Garcez, Iza Souza, Carlos Vinícios Almeida, Bruno Luiz Lemos e Deiky Lorhan Monteiro.

Raphael destaca que “a realização do projeto traz a oportunidade do IFBA Campus Irecê contribuir ativamente na luta contra a pandemia do novo Coronavírus que assola o mundo atualmente. Sendo assim, através desse ato de solidariedade, a instituição proporcionará melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde da nossa região no combate à pandemia”. “Eu me sinto grato e feliz em poder contribuir de alguma maneira nesse momento em que é preciso unir forças para o bem de todos. Espero que a nossa atitude possa ajudar direta e indiretamente muitas pessoas na nossa região”, conclui o docente.

Após sua impressão, os dispositivos passam por processo de higienização e são entregues às Unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) é responsável por coordenar a distribuição nas Unidades Hospitalares do sistema público.

A entrega do primeiro lote de impressões foi feita no dia 20, no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Foram entregues 26 máscaras, que serão usadas nessa unidade de saúde. A direção do hospital agradeceu a doação e reconhece que veio em boa hora. "Em nome do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce,  agradeço a doação das  máscaras face shield pelo IFBA Irecê. No cenário atual é um equipamento de proteção individual de grande importância para proteger os nossos colaboradores em suas atividades junto à assistência ao paciente, colaborando com a segurança de todos", explica Celso Rangel Júnior, líder geral do Hospital Regional de Irecê.''

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024