bannerfull

Irecê: Conferência Municipal discute fortalecimento da saúde pública

Objetivo central foi reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano.

10 de julho - 2015 às 10h50
Irec-Conferncia-Municipal-discute-fortalecimento-da-sade-pblica

ASCOM Prefeitura de Irecê

Nesta quinta-feira (9), Irecê sediou a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (CMS), ocorreu no auditório da Casa do Comércio. A cerimônia de abertura contou com a presença dos secretários Francisco Barbosa (Fazenda e Infraestrutura), Edgard Mário (Administração e Assistência Social), Hildebrando Seixas (Governo), Bruna Fernandes (Saúde), além do presidente do CMS, Edilmar Pereira Vilela, e o vereador Léo da Unibel. Durante todo o dia, o público formado por profissionais da saúde, entidades representativas e sociedade civil, acompanhou palestras sobre “Financiamento do SUS e Relação Público Privado”, “Reformas Democráticas e Populares do Estado”, e “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”. Divididos em grupos, os participantes também aprofundaram as discussões em torno dos eixos temáticos pelo fortalecimento da saúde pública. Ao final, foram eleitos oito delegados para defender as propostas eleitas na etapa estadual da conferência.

A Conferência Municipal trouxe como tema este ano: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro”. O objetivo central foi reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano. Para a secretária Bruna Fernandes, “o evento foi uma excelente oportunidade para reflexão e deliberação de propostas que garantam uma saúde com mais qualidade aos cidadãos”.  Ao falar dos desafios do município para garantir o direito pleno aos serviços de saúde, Bruna Fernandes disse que a cidade anda na contramão da crise econômica e da saúde pela qual passa o País.

“Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas estamos felizes porque toda obrigação de competência do município está sendo cumprida, ampliamos o número de ambulâncias, estamos construindo 8 Unidades de Saúde, temos a melhor Casa de Apoio do interior em Salvador, regulamentamos o piso salarial dos agentes de endemias, dentre tantos outros avanços”, observou a secretária.

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024