bannerfull

Pró-Semiárido é segundo colocado no ranking de Projetos Fida

Com a força do Sertão Baiano, iniciativa do Governo do Estado se torna vitrine de boas práticas para o mundo. Saiba mais!

02 de maio - 2023 às 11h05
Pr-Semirido-segundo-colocado-no-ranking-de-Projetos-Fida

Ass. de Comunicação CAR / Foto: Emanoel Amarante

As ações desenvolvidas pelo Projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido, para o desenvolvimento rural e combate à fome, em 32 municípios baianos, têm sido referência para outros países. O Projeto é o segundo colocado como melhor em execução no ranking de mais de 200 iniciativas cofinanciadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) no mundo. Representantes do Pró-Semiárido receberam a visita da Oficial de Programa do Fida em Bangladesh, Mariel Zimmermann, que foi até o município de Uauá, no Sertão baiano, conhecer as experiências com Agrocaatinga Irrigada (Sistema Agroflorestal), Caderneta Agroecológica, Tecnologias como Cisterna de Produção; Sistema de Reúso Total de Água familiar, Ecofogão e Biodigestor. Além disso, ela visitou a Unidade de Picolé da Caatinga, de Lage das Aroeiras, e a agroindústria da Coopercuc. 

Este ano de 2023 é o ano de finalização do Pró-Semiárido, após sete anos de ações desenvolvidas. Para o Coordenador Geral do Projeto, Cesar Maynart, o interesse em conhecer a experiência baiana é motivo de orgulho e uma forma de replicar e amplificar a iniciativa para outros lugares do Brasil e do mundo. “Há uma crescente busca por conhecer essas iniciativas que o Projeto tem desenvolvido. É com muito orgulho e muita convicção de que o caminho que trilhamos para a execução desse acordo de empréstimo, entre o Governo da Bahia e o Fida, tem demonstrado através dos seus resultados o acerto dessa política de apoiar os agricultores familiares do Semiárido baiano”, ressalta Maynart. 

O coordenador do Projeto explicita ainda que o Pró-Semiárido já galgou a primeira posição em mais de 100 países no mundo. “Atualmente, é o segundo no mundo. Isso tem uma razão objetiva, uma história de trabalho da equipe e de compromisso muito forte com as comunidades e com o meio ambiente onde este Projeto opera. Isso demonstra com clareza o acerto que o Projeto vem tendo não só do ponto de vista do conteúdo, mas do envolvimento das pessoas”.

A visita também contou com a presença do Analista da Embrapa Semiárido, Sérgio Guilherme. Além deste momento, há a previsão de, pelo menos, mais duas visitas internacionais às experiências do Projeto. No período de 17 a 19 de maio, membros do Fida e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) vão conhecer experiências nas áreas de agroecologia e sementes crioulas. Já em agosto, acontece um intercâmbio de Cooperação Sul-Sul com representantes do Governo Angolano vinculados ao Ministério da Agricultura e Florestas. O objetivo é conhecer experiências em gestão, monitoramento e alinhamento institucional.

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024