bannerfull

PTN fecha com Rui e deixa base de Neto

Movimentação trará sérias consequências, também, para as relações políticas em Irecê, no norte do estado.

11 de janeiro - 2015 às 09h48
PTN-fecha-com-Rui-e-deixa-base-de-Neto

Tempo Presente / A Tarde - Assinada por Luiz Fernando Lima II Foto: Bahia na Política

O deputado federal João Carlos Bacelar comunicou ao prefeito ACM Neto, ontem, que fechou acordo para aderir ao projeto do governador Rui Costa.  O anúncio oficial acontece na segunda-feira, às 14 horas. Com três deputados estaduais e cinco vereadores em Salvador, além de um deputado federal, o partido já nutria o sentimento de que estava sendo negligenciado pelo prefeito. O estopim para definir a mudança de lado foi a eleição para presidência da Câmara. Ao partido havia sido prometido o apoio do prefeito ao candidato do PTN. A exigência era que esta candidatura fosse a de Tiago Corrêa. Mas Neto não conseguiu mudar o cenário a tempo sem se desgastar politicamente, e Paulo Câmara ganhou a eleição. Rui Costa aproveitou o momento e fez uma proposta irrecusável ao PTN.

Segundo escalão -  Na divisão do segundo escalão Rui Costa ofereceu o Ibametro para o partido. Bacelar não aceitou. Então o petista abriu outro espaço. O Detran, que acabou ficando com Maurício de Tude, irmão de Bacelar e presidente estadual do partido. Na Câmara - Na Câmara Municipal os cinco vereadores do PTN vão para a oposição. Bacelar  diz que a conversa com Neto foi dura, mas diplomática. E explica:

- Em uma relação pessoal ou política você pode ser contrariado, mas em nenhum momento pode ser desrespeitado. O fato é que fomos desrespeitados.

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, diz:

- O PTN vem de mala e cuia.

Não cedeu  -  Fontes do Palácio Thomé de Souza afirmam que a posição do prefeito ACM Neto foi clara: não ceder às chantagens do PTN. O pedido do partido para o prefeito foi a Secretaria de Ordem Pública (Semop), com a porteira fechada. Ou seja, com direito à Limpurb também. O pedido foi visto por Neto como um jogo para "dar o troco" no PSDB. Rosemma Maluf, titular da pasta, é uma indicação do deputado federal Jutahy Magalhães.

Não deu certo.

Movimentação trará sérias consequências, também, para as relações políticas em Irecê, norte do estado, onde o PT (e os demais partidos da base de Rui Costa) fazem oposição ao Governo Luizinho Sobral.

Agora, as regras do “jogo” mudam.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024