Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Emendas Pix – Notícias da Bahia

Por Confraria do Notícias da Bahia – Charge do JBosco (O Liberal)

Emendas Pix

Durante a semana o senador Ângelo Coronel saiu em defesa das emendas Pix, afirmando que “estão demonizando” a questão. E usou como desculpas para reforçar seu argumento que “tem coisas mais sérias” para resolver na proposta orçamentária. Mas a verdade que ele esconde é que a proposta orçamentária é utilizada por certos congressistas tipo Arthur Lira (PP), por exemplo, e no Senado também tem, para barganhar com o Governo Federal.

Emendas Pix II

Se tem uma especialidade de parte do Congresso Nacional, é a habilidade de criar problemas para o governo no intuito apenas de barganhar por mais dinheiro para os parlamentares através das emendas. Quem demonizou as emendas Pix foram os próprios parlamentares que se lambuzaram com ela sem nenhum pudor e transparência nas ações. Porque o senador Coronel, por exemplo, não reforça a cobrança da transparência no uso do mecanismo?

Povo de Deus?

Nesta semana o teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, desabou, vitimando uma jovem de 26 anos. A tragédia tirou o futuro de uma pessoa e toda paz de uma família. A Arquidiocese de Salvador, em nota, tratou de enaltecer a perda material e basicamente fez uma mínima menção a perda da vida. É bom lembrar que Cristo, era contra a comercialização da fé. Imagina o que o nosso Senhor Jesus diria ao saber que se cobra para entrar em certas igrejas?

Sistema malandro

Nesta semana chegou na redação do Notícias da Bahia, a denúncia de que o sistema de recadastramento do Salvador Card para estudante estava com sistema desatualizado. A mãe que morava perto da escola do filho em 2024 não precisou recadastrar no ano passado. Mas neste ano, precisando, foi forçada a cadastrar primeiro no ano de 2024 e esperar o sistema atualizar para 2025. Detalhe, teve que pagar pelo ano que não usou e terá que pagar uma nova atualização até o próximo dia 30 de março par usar em 2025. Cadê os vereadores e vereadoras da Casa do Povo de Salvador para fiscalizar essa situação? Sisteminha malandro esse que só coça pro próprio bolso.

A gente não esquece

Esta Confraria não esquece que os vereadores e vereadoras da base do prefeito Bruno Reis (União Brasil), retiraram todos os benefícios recomendados pela oposição para o povo, quando aprovaram um subsídio de mais de 200 milhões de reais para os empresários do transporte público de Salvador. Entre os benefícios que os vereadores negaram ao povo estavam o fim da validade dos créditos dos estudantes do Salvador Card e o aumento do tempo de integração entre metrô e ônibus de Salvador.

Kiki fora de contexto

Entre os vereadores que aprovaram um caminhão de dinheiro para empresários e negaram umas merreca para o povo, estava Kiki Bispo (União Brasil) que partiu para vale-tudo da política. O vereador de Salvador entrou na onda das fakes ao soltar um vídeo de Lula fora de contexto em suas redes sociais para questionar o preço dos alimentos. Notem, de fato, muitos alimentos da cesta básica estão caros. Mas daí, Kiki Bispo pegar o vídeo de Lula e publicar só a parte que lhe convém, fora de contexto, para tecer sua crítica, acende o alerta que a guerra eleitoral começou. O vereador por exemplo, poderia solicitar a Comissão de Finanças, Orçamento e FISCALIZAÇÃO, para visitar os estabelecimentos comerciais que estouram e muito, os preços dos alimentos que colocando na estratosfera.

 Kiki fora de contexto II

Cadê a fiscalização da Câmara para impedir que quilo do café que hoje já esta custando absurdos R$ 15, em alguns bairros, em outras localidades a mesma marca passa de R$ 20 reais? Ou então, cadê os vereadores fiscalizando o sistema do Salvador Card que simplesmente está desatualizado (só idiota cai nesse golpe)?

Explicando o vídeo de Kiki

A verdade que o vereador Kiki Bispo esconde no vídeo de Lula é que o presidente, após falar para o povo não comprar o alimento caro naquele estabelecimento, ele recomenda procurar outro lugar para forçar o comerciante a reduzir o preço, que repito, em vários lugares, extrapolam o valor real. Este abuso comercial é uma conduta nefasta do comerciário brasileiro. Isso não é novidade. E também não é novidade que o legislativo tanto municipal quanto estadual sempre deu de costas para esta situação. Precisamos e muito de uma oposição inteligente que faça frente a qualquer situação. Bruno Reis, sua aprovação meteórica nas eleições municipais de 2024 provaram seu valor. Sua oposição não precisa baixar o nível. Mas se o jogo é politiqueiro de sempre, então a gente entende. Não aceitamos. Mas entendemos como funciona.

Lado A+B = “tudo igual”

O triste do papel de oposição no Brasil é que, Bolsonaro fazia chacota dos mortos da pandemia e recomendava as pessoas a cagarem menos para ajudar o meio ambiente e só quem bradava era a oposição na época. Nem os Kiki Bispo e nem os Diego Castros da vida reclamavam. Hoje, a base de Lula não fala uma vírgula do preço caríssimo dos alimentos. Precisou Sidônio chegar e injetar uma dose de sincericídio no presidente Lula para o mesmo reconhecer e começar a tratar do problema.

Opiniões publicadas na coluna etc&tal não reflete necessariamente a opinião do Notícias da Bahia. A gente se vê no próximo domingo. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS