O reality show da televisão britânica “Volte de onde você veio”, em tradução livre, estreou no início deste mês no Channel 4, e tem repercutido nas redes sociais. A atração consiste em mandar britânicos xenofóbicos ou críticos da imigração para países como Síria e Somália para conhecerem a realidade de perto de moradores de Mogadíscio, na Somália, e de Raqqa, na Síria.
“Eu gostaria que a Marinha colocasse minas ao longo da costa e explodisse os barcos ilegais”, falou o participante Dave, em um dos vídeos divulgados pelo canal para anunciar o programa. “Eles são ratos, eles vão continuar vindo se a gente deixar. Estamos sendo invadidos”, completou.
Além de verem com os próprios olhos a realidade daqueles que tentam imigrar para outros países pelos mais diversos motivos, os participantes do reality também participam de uma simulação de travessia de barco, que normalmente é feita por imigrantes que desejam chegar ao Reino Unido.
De acordo com informações do portal Terra, logo no primeiro episódio, Dave já muda de opinião, ao visitar a Síria. “Por que ninguém vem ajudá-los? Todo mundo precisa ver isso. Na verdade, não, porque é realmente traumático”, diz.
Participam da experiência seis participantes com diferentes opiniões xenofóbicas. O jornal The Guardian afirma que o programa tem sido fortemente criticado por ONGs de proteção a imigrantes, que pedem mais respeito das emissoras ao tratar o assunto.