Com a função de promover a preservação do meio ambiente e implementar políticas públicas voltadas para a biodiversidade, foi instalada hoje, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, a Comissão Permanente de Meio Ambiente. O colegiado é composto pela vereadora Léia de Quinho (PSD), que assumiu a presidência, e pelos vereadores Adinilson Pereira (UB), Dinho dos Campinhos e Simão (Republicanos).
A presidente, Léia de Quinho, ressaltou que a preservação do meio ambiente é um tema de extrema importância nos dias atuais e que é fundamental conscientizar a população sobre os impactos das atividades humanas na natureza. Ela destacou que não se deve pensar apenas na fauna e na flora, mas também na qualidade de vida das pessoas, ressaltando que uma cidade mais verde, com espaços públicos bem arborizados, contribui para o bem-estar da população.
Léia de Quinho afirmou que a Comissão de Meio Ambiente já tem reuniões agendadas para as próximas semanas e que a preservação da Mata do Poço Escuro será uma de suas prioridades. Ainda segundo a vereadora, também será pautada a política municipal de arborização. “Estou muito feliz em fazer parte desta comissão. Já temos reuniões agendadas para tratar da reserva do Poço Escuro, aquela área linda de Vitória da Conquista que merece ser preservada. Temos ainda em pauta a questão da arborização, afinal, merecemos uma cidade com ar puro”, pontuou.
Cabe agora à Comissão emitir pareceres, fiscalizar e formular políticas sobre temas relacionados ao meio ambiente, ao direito ambiental e ao saneamento, além de atuar na política de preservação, proteção e recuperação ambiental, na promoção de programas de educação ambiental e na regulamentação do direito urbanístico local e das edificações.