O PSD baiano quer garantir a qualquer custo a manutenção do comando da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Nesta segunda-feira (20), a sigla anunciou a indicação do deputado estadual Adolfo Menezes para mais uma eleição. O parlamentar, contudo, pode ser impedido de reassumir a Mesa Diretora por uma terceira legislatura. Basta apenas uma decisão contrária do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para se blindar, a agremiação quer uma mudança regimental para garantir que, caso o presidente seja realmente impedido, o 1º vice-presidente imediatamente convoque uma nova eleição. Atualmente, não há prazo para essa convocação e o substituto pode ficar no posto o quanto tempo quiser.
Vale lembrar que, na semana passada, Rosemberg Pinto foi indicado pela bancada do PT para ocupar a 1ª vice-presidência da Casa a partir de 2025. Caso Adolfo e ele sejam realmente eleitos para a Mesa no próximo dia 3 de fevereiro, e se o regimento atual se mantiver, Rosemberg poderia assumir automaticamente a cadeira do pessedista caso ele seja impedido pelo STF.
Caso a mudança no regimento não seja feita até o dia da eleição, o PSD promete ir para o bate-chapa com Rosemberg lançando um nome para a 1ª vice-presidência. Os próximos dias serão decisivos.