bannerfull

Brasil tem manifestações contra o governo em mais de 20 Estados e no DF

Principais protestos ocorreram em São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre e Salvador.

17 de agosto - 2015 às 08h52
Brasil-tem-manifestaes-contra-o-governo-em-mais-de-20-Estados-e-no-DF

Do R7, com Agência Estado

O Brasil teve neste domingo (16) protestos contra o governo no Distrito Federal e em mais de 20 Estados. Os principais atos foram realizados nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. À tarde, os protestos ocorreram em São Paulo, na Avenida Paulista, em João Pessoa, onde manifestantes iniciaram a concentração da Marcha contra Corrupção, e em Porto Alegre, onde as pessoas estiveram reunidas no Parque Moinhos de Vento. Em Brasília, a manifestação iniciada às 9h30 começou a se esvaziar por volta das 13h. A Polícia Militar estimou que 25 mil pessoas teriam comparecido, enquanto o movimento Vem Pra Rua disse que 80 mil manifestantes estiveram na Esplanada dos Ministérios.

Manifestantes protestam contra governo em várias cidades do País

Em Belém, o primeiro protesto realizado no Brasil neste domingo teve início às 8 horas e reuniu 4.000 pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Outras seis grandes cidades do Pará tiveram atos contra o governo. No Rio de Janeiro, desde às 10h os manifestantes se concentraram em Copacabana com diferentes palavras de ordem e foram em caminhada até o Leme. Em Belo Horizonte, cerca de 6.000 pessoas, segundo a PM, se encontraram na Praça da Liberdade. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) esteve no ato e fez um curtíssimo pronunciamento carro de som, pedindo o fim da corrupção.

Em Porto Alegre, a concentração começou às 14h, no Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão. Há pouco, o MBL (Movimento Brasil Livre) disse que 30 mil pessoas participam do ato. A Brigada Militar estima 20 mil. O protesto em Salvador contou com cerca de 5.000 participantes, de acordo com a Polícia Militar. O protesto na capital baiana começou depois das 10h, quando os manifestantes saíram do Porto da Barra em direção ao Farol. A concentração para o protesto na capital maranhense teve início no meio da tarde com cerca de 300 pessoas reunidas na Avenida Litorânea, de acordo com a Polícia Militar. Os líderes dos manifestantes já dizem reunir mais de 500. O percurso previsto do protesto em São Luís tem a extensão de 1,8 km.

“O PMDB vai ter que reerguer o País”, diz líder do Vem pra Rua

A manifestação na capital do Espírito Santo começou oficialmente às 16h, com a chegada da carreata dos caminhoneiros e dos manifestantes que saíram de Vila Velha. O Hino Nacional foi cantado por todos e a polícia militar local estima que aproximadamente 20 mil pessoas participam do ato. Para reivindicar o impeachment da presidente Dilma Rousseff, manifestantes tomaram também a principal avenida de Florianópolis, a Beira-Mar Norte. A Polícia Militar estima que 20 mil manifestantes integrem o movimento na capital de Santa Catarina, mas os números oficiais serão divulgados apenas ao término do ato.

No centro de Manaus, aproximadamente 600 manifestantes protestam contra o governo sob um calor de 36ºC. Eles se reuniram a partir das 14h, na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, para iniciar passeata. A condição climática também prejudicou a participação da população na passeata de Porto Velho (RO), segundo os organizadores do ato. Com o forte calor de 38ºC, o local marcado para o ato contava com pouco mais de 40 pessoas.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024