bannerfull

Cabra 'Maria Parideira' dá à luz seis filhotes pela 2ª vez e terá genética estudada

Caso curioso aconteceu em Curaçá, cidade do norte da Bahia. Saiba mais!

27 de setembro - 2017 às 09h03
Cabra-Maria-Parideira-d-luz-seis-filhotes-pela-2-vez-e-ter-gentica-estudada

G1 Bahia

Uma cabra deu à luz seis filhotes no distrito de Riacho Seco, que pertence ao município de Curaçá, no norte da Bahia. O animal foi apelidado de Maria Parideira pelo criador Flávio Robério Alves. Maria Parideira teve quatro fêmeas e dois machos. Não é a primeira vez que ela tem tantos filhotes de uma vez só. Na primeira gestação, ela teve três cabritinhos. Na segunda, ela pariu cinco e, no ano passado, ela teve outros seis filhotes de uma vez só. “Ela é uma cabra interessante, ela cuida bem dos filhos dela. Se pegar um cabritinho, ela berra a noite todinha. Não deixa ninguém dormir, berrando. Enquanto não devolver o filhotinho para ela, ela não se aquieta. Ela tem amor pelos seis filhinhos”, disse Flávio. O comum é que caprinos tenham dois bebês por gestação. A vocação de Maria Parideira pode ter origens genéticas, já que uma de suas filhas também deu à luz cinco cabritinhos, dias antes da nova gestação da mãe. 

Estudo
 

A professora de Melhoramento Genético da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Eulália Barros, explica que o caso da cabra pode ter a ver com superovulação. Maria Parideira será estudada. "Pode ter acontecido uma superovulação e ela ter tido um aporte nutricional que deu a ela a capacidade de gerar esses filhos. Do ponto de vista genético, pode haver um diferencial genético desse animal, só que para comprovação genética, a gente precisa avaliar o comportamento de toda a família", explicou.

Ela vai passar por exames, para que sejam determinadas as causas das gestações múltiplas. "Vão fazer um estudo genético para ver qual a mutação genética que essas cabras sofrem", disse o criador Flamber Lopes, filho de Flávio. Maria Parideira é da raça anglo nubiana e, na fazenda onde mora, com outras 500 cabras recebe alimentação e atenção especiais. Com tantos filhotinhos, ela não tem leite suficiente para amamentar todas as crias. A solução encontrada por Flávio foi pegar leite de uma das vacas da fazenda, para que os filhotes da cabra não fiquem desnutridos.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024