bannerfull

CENTRAL encara Grande Desafio nas Eleições 2024

Em busca de Estabilidade e Crescimento, cidade vive expectativa da sucessão. Quatro nomes são cotados! Saiba mais!

21 de julho - 2023 às 15h02

Localizada numa posição estratégica do Estado, entre o Sertão Baiano e a Chapada Diamantina, ela é uma das cidades mais exuberantes da Região de Irecê. Além da riqueza natural, também ostenta um sítio arqueológico de valor inestimável. Mas, como todo mundo sabe, o povo é o maior patrimônio de Central. Quem põe os olhos, logo reconhece seus filhos e filhas, seja pela cordialidade, firmeza de caráter ou pelo amor à terra natal. De história tão rica e grande potencial, nos últimos anos, o município tem convivido com muita instabilidade política, administrativa e jurídica. 

Fato que se torna entrave para o Crescimento Social e Econômico no atual contexto do Território, com o Governo Jerônimo Rodrigues, a nova era Lula e a ascensão das geradoras de Energia Eólica, a ponte Barra-Xique-Xique e o Baixio... Em 2024, a comunidade centralense terá o desafio de garantir o EQUILÍBRIO da máquina pública municipal para só então viabilizar o fortalecimento da Agricultura e do Comércio, ampliar investimentos na Educação e Cultura e gerar Emprego, Renda e Qualidade de Vida.  

No cenário político, o atual prefeito José Wilker, Dr. Iko, tem legitimidade para buscar a reeleição. Eleito em 2020 na condição de vice-prefeito, Dr. Iko assumiu o poder executivo após a cassação de Renato do Boi. Sem experiência em gestão, com poucos recursos para investimentos próprios, sustenta o peso da opinião pública. Figura ainda viva no imaginário social da cidade, o ex-prefeito Renato do Boi não teve força para voltar ao cargo e enfrenta problemas na Justiça. No mesmo horizonte, aparece o também ex-prefeito Uilson Monteiro com contas rejeitadas pelo TCM e prestes a se tornar inelegível após aval do Legislativo. 

Nos bastidores, o nome do vereador Edinei Dias, conhecido como Nei do Caroá, surge como um provável prefeiturável. Ele está no terceiro mandato e se destaca pelo bom relacionamento com o senador Otto Alencar e a base de sustentação do Estado. De origem humilde, Nei traz o seu povoado como sobrenome. Já foi engraxate, vendeu picolé e cresceu na vida fazendo frete de carga e trabalhando com transporte de passageiros. Homem do campo, lida com Agricultura e Pecuária e tem histórico de atuação ao lado dos produtores rurais e em defesa da ampliação do sistema de abastecimento de água potável. 

Diante da conjuntura, restando mais de um ano para as eleições 2024, Central vive grande expectativa. Pelo bem do povo, que vença o melhor!

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024