bannerfull

Conar determina que Petrobras altere propaganda sobre 'superação'

Processo foi aberto após representação do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). Saiba mais!

14 de março - 2015 às 09h17
Conar-determina-que-Petrobras-altere-propaganda-sobre-superao

G1 / Divulgação

Em julgamento realizado na quinta-feira (12), o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu, por maioria de votos, que a Petrobras deve alterar a propaganda da empresa que fala sobre "superação". Ainda cabe recurso da decisão. Na campanha "Petrobras – Ontem, hoje e sempre superando desafios", no ar desde o final de janeiro, a estatal afirma que "hoje os desafios são outros. Por isso, estamos aprimorando a governança e a conformidade na gestão". O processo foi aberto no Conar após denúncia do deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA). O parlamentar pedia a suspensão da propaganda, com base no artigo 23 do Conar, que ressalta a importância de um anúncio “não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade”.

Para Aleluia, o comercial promove “proposital confusão” ao querer relacionar a descoberta dos primeiros poços de petróleo, ou mesmo do pré-sal, com as consequências da operação Lava Jato na empresa. Segundo o deputado, a campanha trata o escândalo de corrupção na empresa como exemplo de desafio a ser superado. "Não é desafio, são atos ilícitos que demandam rigorosa apuração e punição dos envolvidos”, argumentou. Embora tenha votado pela alteração do comercial, por considerar que a campanha pode levar o consumidor a uma confusão, o Conar não determinou a retirada de nenhuma parte ou frase específica da propaganda. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, a decisão pede que seja alterada a estrutura da campanha, de forma que "não seja apresentada uma equivalência entre os desafios históricos e os desafios atuais". Ainda segundo a assessoria do Conar, a Petrobras tem um prazo de 10 dias para recorrer da decisão, mas fica impedida de manter a veiculação da atual propaganda desde já.
 



Petrobras diz aguardar comunicação do Conar

Procurada, a Petrobras informou que "aguarda a comunicação do Conar, definindo as características da alteração determinada, para avaliar o que será realizado". Em resposta a questionamento feitos pela imprensa, a Petrobras divulgou uma resposta no início de fevereiro dizendo que a campanha "não tem por objetivo tratar de nenhuma questão relacionada à Operação Lava Jato". "Nos últimos anos, a Petrobras vem desenvolvendo sempre uma grande campanha institucional anual, a fim de comunicar os desafios da empresa e contribuir para a implementação de sua estratégia corporativa e os resultados do negócio. A campanha 'Superação' segue este padrão, reforçando o histórico de superação de desafios, à luz do contexto atual, em que somam-se objetivos de performance operacional com o aprimoramento da governança e conformidade na gestão da empresa", disse a companhia.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024