bannerfull

Consultora europeia discute trânsito e turismo em visita à Bahia

Nova tecnologia quer acabar com a embriaguez ao volante. O álcool é o grande vilão quando se fala em acidentes no Brasil e no Mundo.

06 de outubro - 2022 às 09h55
Consultora-europeia-discute-trnsito-e-turismo-em-visita-Bahia

O quê? Notícias

Por: Jailson Santos              

                                                                     
Com o objetivo de atrair novas tecnologias para melhorar os índices de acidentes de trânsito no Brasil, a Federação Nacional das Associações de Detran – Fenasdetran – tem fechado parcerias com instituições da Europa que vão trazer novos equipamentos que estão sendo desenvolvidos para oferecer mais segurança viária no País. Quem trouxe a novidade foi Fátima Pereira, psicóloga, professora da Politécnica de Coimbra e consultora de empresas europeias ligadas à segurança no trânsito.Em passagem pela Bahia, Estado onde acontece o Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida, Fátima Pereira pôde visitar o local onde acontecerá o evento que será realizado em outubro do próximo ano. Na oportunidade, a consultora em trânsito pôde falar um pouco o que vai acontecer no congresso com a participação de países europeus na Bahia.

Nessa primeira oportunidade, empresas estrangeiras vão apresentar novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para uma melhor fiscalização e segurança no trânsito, como é o caso do sistema DADSS Drive Alcohol Detection System For Safety desenvolvida pela Automotive Coalition For Traffic Safety. Esse novo sistema é um detector de álcool que tem como função evitar que o motorista dirija embriagado. Nesse sistema, o carro acusa o condutor, quando entra no veículo, se estar com nível alto de álcool no corpo, totalmente passivo e não invasivo. A tecnologia já está disponível no mercado automobilístico e vai ser apresentado em primeira mão no Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida. 

Para Fátima Pereira, o álcool ainda é o grande vilão quando se fala em acidentes de trânsito no mundo. Em Salvador, a Transalvador registrou em 2019, que antecedeu a pandemia, de janeiro a junho, o orgão registrou 1.270 acidentes. Os feridos somaram 1231 e 39 vieram a óbito. Em 2021 foram 1.260 acidentes, somando 1208 feridos e 52 mortos. Se compararmos com 2019, período pré-pandemia, para ser uma comparação mais fidedigna, por exemplo, esses números são: 2062 acidentes, sendo 1998 feridos e 65 mortes apenas em Salvador. Como atua também na área da psicologia do trânsito, Fátima destacou o aumento dos acidentes pós-pandemia. Segundo a especialista, as ocorrências também tem outros motivos, como por exemplo, a mudança de hábitos que foram impostos pela pandemia; o estresse, a cultura de determinado local, divórcios, educação dos filhos, tudo isso influencia para o aumento do uso de álcool e drogas, o que impactua diretamente no trânsito.

Como há um crescimento de usuários de drogas que estão aptos a dirigir, já está sendo desenvolvido na Suécia um robô que identifica, através de uma triagem rápida, se o motorista fez uso de algum tipo de droga. Essas tecnologias estão sendo preparadas com o objetivo de auxiliar os orgãos competentes a fiscalizar o sistema viário. Como Salvador é uma cidade turística procurada por famílias do mundo inteiro, Fátima Pereira, juntamente com o presidente da Federação Nacional das Associações de Detran, Mário Conceição, estiveram na Secretaria de Turismo do Estado, em reunião realizada com o secretário de turismo Maurício Bacellar, para discutir sobre trânsito e turismo na Bahia. Para a consultora, trânsito é fundamental na hora da escolha em vir para o Brasil. “Salvador quer ser uma cidade referência. Se quer, tem que garantir a segurança, e é exatamente isso que os turistas procuram quando querem visitar uma cidade. A maneira como o trânsito se comunica também está ligada ao turismo. Tudo incentiva. Ninguém quer estar caminhando e ser atropelado. Indicadores dizem se a cidade é segura, tudo isso envolve o turismo…” destacou a especialista.

Países como Austrália, Espanha, Portugal e Suécia estão sendo cotadas para participar do congresso e apresentar soluções em que ofereça um trânsito seguro no Brasil. A Bahia será a anfitriã e promete oferecer todo o suporte necessário, através da Fenasdetran, que viabilize o encontro entre especialistas do Brasil e de outros países parceiros em busca de segurança no trânsito. Para Mário Conceição, a vinda antecipada de uma consultora de trânsito da Europa para conhecer a Bahia é de fundamental importância na busca por desenvolver fórmulas para um trânsito seguro. “É importante Fátima conhecer a Bahia. Ela vai levar uma boa imagem aos Países que estão fazendo interação para que venha participar do congresso. Aumentar o número de estrangeiros que possa vir para o congresso, essa parceria vai fortalecer ainda mais. Esse link com a Europa é importante nesse congresso que se tornou o mais importante do Brasil…” disse o Mário Conceição.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024