bannerfull

Décimo terceiro: o que fazer?

Especialista indica como aproveitar melhor a renda extra que chega no fim do ano. Se ligue!

30 de novembro - 2022 às 10h06
Dcimo-terceiro-o-que-fazer

Ideal H+K Strategies

Quem trabalha em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) recebe entre novembro e dezembro um valor equivalente ao décimo terceiro salário. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), essa renda extra terá o potencial de injetar cerca de R$ 249,8 bilhões na economia brasileira neste ano. Essa expectativa de renda extra deixa sempre uma pergunta no ar: qual a melhor estratégia financeira para utilizá-la? Aquecer a economia com a comprar de presentes, investir em renda fixa ou guardar o dinheiro em uma caderneta de poupança? De acordo com a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Barbara Barbosa Cabral, é importante que todos tenham cautela com o valor extra, analisando com calma o que fazer, já prevendo 2023.

Segundo a docente, dentre algumas dicas para utilizar bem a renda extra estão: antecipar as contas do início do ano, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), quitar ou negociar aquela dívida de cartão de crédito, investir no mercado de capitais ou até mesmo na velha e boa poupança. “O décimo terceiro pode ser uma ótima oportunidade para colocar dívidas em dia, poupar algum dinheiro para emergências durante o ano, ou ainda para presentear amigos e familiares. Cada indivíduo deve avaliar o seu cenário e orçamento pessoal, para fazer a escolha que melhor potencialize o seu equilíbrio financeiro. A coordenadora do curso de Administração ainda elencou cinco dicas cruciais para usar o décimo terceiro salário de forma inteligente.

1. Dívidas

Quem está no cheque especial ou parcelas de financiamento no cartão de crédito, deve usar o décimo terceiro salário para quitar essas dívidas. Se não der para “zerar” tudo, comece pelas contas que cobram os juros mais altos. Use a quantia recebida para ganhar um abatimento das dívidas na hora da negociação, ou até mesmo para antecipar parcelas de financiamento e ganhar com a redução dos juros e encargos.

2. Contas do começo do ano

O planejamento é fundamental para tudo na vida. Já pensou começar o ano com o IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares pagos? Pois é, utilize o recebimento de novembro e dezembro para começar 2023 com uma folga no orçamento.

3. Reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é imprescindível para que você tenha tranquilidade até para pensar em novas formas de ganhar dinheiro! Imprevistos familiares e instabilidade de mercado acontecem a todo momento. Aproveite a sua renda extra e invista na sua tranquilidade com a criação de uma reserva financeira. O ideal é que você consiga uma poupança equivalente a pelo menos seis meses das suas despesas mensais, mas para isso o mais importante é começar!

4. Investimentos

Se você já tem uma reserva de emergência e não possui dívidas, aproveite para investir. Estude o mercado financeiro e de capitais, busque ajuda do gerente do seu banco ou de um profissional da área para escolher o investimento que esteja de acordo com o seu perfil. Correr riscos que não sejam calculados pode destruir as suas reservas ou ainda te gerar dívidas indesejáveis.

5. Presentes

Se o clima do Natal te traz boas recordações por que não o viver em mais de um momento? Isso mesmo, o momento de encontro com a família, para celebrar a magia do Natal, e o momento da entrega dos presentes. Após a época do fim de anos, com a queda das vendas e o desaquecimento da economia, as lojas costumam fazer grandes promoções e você poderá comprar os seus presentes sem gastar tanto e sem comprometer a manutenção da sua reserva.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

 

>>>Clique AQUI e Saiba MAIS 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024