bannerfull

Dupla Ba-Vi joga por lugar na elite. Quem fica?

Com campanhas inexpressivas, Bahia e Vitória chegam à última rodada precisando de ‘malabarismos’ para continuar na Série A.

07 de dezembro - 2014 às 09h15
Dupla-Ba-Vi-joga-por-lugar-na-elite-Quem-fica

A Tarde

As chances matemáticas são supostamente pequenas, e as circunstâncias gerais jogam contra a dupla Ba-Vi, que também pouco se autoajuda em campo. Mas existem razões para manter a fé na salvação de um dos clubes baianos na luta contra o rebaixamento, neste domingo, 7, a partir das 16h da Bahia, no desfecho do Campeonato Brasileiro. Mas só de um dos dois. Ambos concorrem com o favorito Palmeiras, o único que só depende de si. Ele precisa apenas vencer o Atlético Paranaense em casa. Caso tropece, pode escapar da queda se o Vitória não bater o Santos no Barradão e o Bahia não ganhar do Coritiba no Paraná (veja quadro).

Criciúma e Botafogo já caíram para a Segunda Divisão. Restam duas vagas para o descenso. Favorito a escapar - e também por isso -, o Alviverde carrega a maior responsabilidade nesta situação. É um dos clubes mais vitoriosos, populares, midiáticos e - apesar das dívidas - ricos do país. Neste ano do seu centenário, voltando da Série B, é pressionado a evitar o terceiro descenso da sua história. O Leão conta com sua torcida para superar um desinteressado Santos. O Tricolor ganhou dois de seus três jogos mais recentes.

Péssima fase

O Verdão vem de cinco derrotas consecutivas. Não ganhou os últimos quatro jogos como mandante, dos quais perdeu três. Pela segunda vez, atuará no seu novo estádio, o Allianz Parque, onde estreou com revés de 2 a 0 diante do Sport, que não tinha mais aspirações na competição. O peso psicológico é ainda maior porque sua arena não possui alambrado, o que gerou temor de possíveis invasões de torcedores ao gramado em caso de fracasso. O clube paulista divulgou que já vendeu mais de 30 mil dos 39 mil ingressos à venda. Foram reforçadas as medidas de segurança.

Esse ambiente de nervosismo tende a pesar sobre jogadores inexperientes do Palmeiras, como o lateral direito João Pedro, de 18, o zagueiro Nathan, de 19, o lateral esquerdo Victor Luis, de 21, e o volante Gabriel Dias, de 20, que devem ser titulares. Destaque alviverde, o meia chileno Valdivia virou dúvida por causa da enésima lesão. Da última vez em que tentou jogar, saiu machucado no intervalo. O zagueiro argentino Tobio corre risco de aumentar a lista de vários desfalques.

Sem objetivos nesta na última rodada, o Atlético-PR também acumula baixas. O técnico Claudinei Oliveira prometeu testar reservas e jovens para 2015. Com isso, aumentaram as suspeitas de que a equipe não se esforçaria em campo para, assim, retaliar o Vitória por causa de disputas financeiras na Justiça. Os jogadores asseguram que tentarão vencer o Porco. Estatísticos calculam que o Bahia tem de 93,9% a 97% de chances de cair. O Vitória, de 76% a 83,4%. O Palmeiras, até 27%. E você, acredita em seu time ou não?

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024