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Fuja dessas 5 armadilhas na Black Friday

Conheça os erros mais comuns que as empresas cometem nessa data e saiba como evitá-los. São dicas que valem ouro!

28 de setembro - 2022 às 11h26
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Pequenas Empresas & Grandes Negócios / CNN Brasil

A Black Friday oferece uma ótima oportunidade para empresas de diferentes segmentos aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes. Mas apresenta alguns perigos também: o retorno pode não compensar o investimento; o sucesso pode superar as expectativas e faltar produto para atender a demanda, deixando muitos clientes furiosos; e a empresa pode ir parar em sites de reclamações ou órgãos de defesa do consumidor. Com a experiência de quem já ajudou inúmeros empreendedores a aproveitar a Black Friday, a consultora de negócios Ariadne Mecate, do Sebrae de São Paulo, revela a seguir os cinco erros mais cometidos por eles e ensina como evitá-los.

Erro 1: Não ter boas ofertas 

Os clientes encaram a Black Friday como uma oportunidade de comprar bons produtos com descontos significativos. O tíquete médio é maior nessa data. Muitas pessoas passam meses desejando um produto ou serviço de maior valor e esperam para realizar o sonho na Black Friday. Mas elas também sabem o preço que vem sendo praticado pelo mercado e só irão comprar se o desconto for real e expressivo. A prática que alguns comerciantes usavam no passado, de aumentar o preço pouco antes da promoção para informar descontos maiores, que ficou conhecida como “Black Fraude”, prejudica a imagem do negócio e não funciona mais.

Solução: Escolha os produtos que serão o chamariz da promoção e dê descontos realmente atrativos no preço deles. Não existe um número mágico, mas é importante lembrar que o seu retorno com a Black Friday não é apenas as vendas a mais nesse dia, mas os novos clientes conquistados e as compras deles no futuro.

Erro 2: Divulgar em cima da hora 

Muitos pequenos empresários não colocam a Black Friday em sua estratégia anual de marketing e decidem participar apenas quando ela já está chegando. Então, não dá mais tempo de preparar e executar uma boa campanha de divulgação.

Solução: Planeje e prepare a campanha com antecedência. Pense em formas de se comunicar com os seus atuais e também com os potenciais clientes, como as pessoas que seguem a marca nas redes sociais, mas ainda não compraram seus produtos ou serviços. O quanto antes eles souberem que você participará da Black Friday e com que tipo de produto, melhor.

Erro 3: Frustrar o cliente  

Além da falta do produto anunciado e de descontos pouco atrativos, existem outros problemas que costumam desagradar os clientes nessa data. Um dos principais é o descumprimento do prazo de entrega. Órgãos de defesa do consumidor e sites de reclamação reúnem inúmeros casos de clientes que anteciparam as compras de Natal na Black Friday e não receberam os produtos a tempo. Ou que adquiriram um serviço, como um tratamento estético, e tiveram dificuldade em encontrar agenda nos dias seguintes à promoção. Outro motivo de frustração é a demora no atendimento ou em responder dúvidas de clientes que só estão esperando aquela informação para realizar a compra.

Solução: Planeje a entrega dos produtos que entrarão na Black Friday com cuidado redobrado. Prometa prazos que você tem certeza de que conseguirá cumprir – e inclua essa informação em todos os seus canais de venda, com destaque. Além disso, garanta que os clientes serão atendidos rapidamente, seja na loja física, seja nos espaços de contato virtual.

Erro 4: Violar direitos do consumidor  

Muitas empresas acabam cometendo erros involuntários em datas como a Black Friday. Por exemplo, um comerciante que só tem experiência com loja física, mas resolve vender online, não estar preparado para o “direito de arrependimento”. A norma que vale para o comércio online permite aos consumidores devolver o produto, e receber o dinheiro de volta, sem qualquer justificativa de motivo em até sete dias após a entrega. Outro problema comum diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabeleceu regras para a requisição, o armazenamento e a utilização de informações pessoais dos clientes. Entre outras coisas, ela determina que as empresas justifiquem por que estão pedindo aqueles dados. E exige o consentimento deles para que essas informações sejam utilizadas para divulgar campanhas de marketing.

Solução: Prepare-se para as devoluções; verifique se o documento com as políticas de compras da sua empresa, obrigatório em lojas virtuais, está de acordo com as normas de direito do consumidor e acessível aos clientes; e adeque seus instrumentos de requisição, armazenamento e utilizado de dados dos clientes à LGPD (consulte o Sebrae para mais informações).

Erro 5: Desperdiçar a chance de ir além das vendas do dia  

Com ofertas atraentes e uma boa divulgação, as vendas nesse dia podem aumentar muito. Mas é um erro não aproveitar outras oportunidades oferecidas pela Black Friday, como fortalecer o relacionamento com a clientela atual, conquistar novos clientes, elevar o número de seguidores nas redes sociais ou aumentar o cadastro para envio de mala-direta sobre futuras promoções – dentro, claro, das normas da LGPD.

Solução: Ao planejar a sua presença na Black Friday, mapeie todas as oportunidades que podem gerar valor para o seu negócio, escolha as que você pretende trabalhar, estabeleça metas e plano de ação para atingi-las. Passada a promoção, verifique se esses objetivos também foram alcançados e inclua esses resultados na avaliação sobre o desempenho da sua campanha.

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