bannerfull

Incêndio destrói mais de mil hectares do Parque Nacional Boqueirão da Onça

Vegetação faz parte de área de preservação ambiental no município de Sento Sé, no norte da Bahia.

04 de setembro - 2018 às 08h23
Incndio-destri-mais-de-mil-hectares-do-Parque-Nacional-Boqueiro-da-Ona

G1Bahia

Há quase uma semana, um incêndio está destruindo a vegetação de parte de uma área de preservação ambiental no município de Sento Sé, na região norte da Bahia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça. O incêndio já atingiu mais de mil hectares da área, localizada no semiárido baiano. Há cinco dias, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tentam conter as chamas. O trabalho é realizado por 26 brigadistas, mas a área é de difícil acesso.
"É um local onde tem serras, topos de morros, vales, então é muito difícil de acessar. Qualquer coisa fica a mais de 20 km. E a gente está em comunicação com outros órgãos para que a gente consiga um apoio aéreo", disse Camile Lugarini, representante do Instituto Chico Mendes, à reportagem da TV São Francisco.

O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em abril deste ano. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares, e abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas. Foram 16 anos de espera para a criação do parque. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal. O instituto ainda não sabe a proporção dos danos ambientais, mas é grande o prejuízo, principalmente com a queima da vegetação nativa.

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024