bannerfull

Incra cria três assentamentos rurais no Litoral Sul e Vale do Jiquiriça

Projetos beneficiam 55 famílias de trabalhadores rurais em áreas que totalizam 1684,2 hectares de terras.

03 de agosto - 2016 às 10h10
Incra-cria-trs-assentamentos-rurais-no-Litoral-Sul-e-Vale-do-Jiquiria

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA II Foto: Ilustrativa

A superintendência regional do Incra na Bahia teve portarias de criação de três projetos de assentamento publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira (02). Os projetos beneficiam 55 famílias de trabalhadores rurais em áreas que totalizam 1684,2 hectares de terras. Duas áreas estão situadas no território de identidade do Litoral Sul. São elas, Pancadinha, localizada no município de Almadina e Nova Jerusalém, que fica em Una. O Pancadinha possui capacidade para assentar 14 famílias, em 317,8 hectares, e o Nova Jerusalém atenderá 15 famílias de trabalhares, numa área de 359,4 hectares. Já no município de Maracás foi criado o projeto Mãe Maria, no território de identidade do Vale do Jiquiriça. A área é de 1007 hectares e tem capacidade para recepcionar 26 famílias.

Demanda

De acordo com o chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra/BA, Adelson Gomes, os projetos são importantes pois atendem a demanda por áreas em uma região de pouca oferta de terras aptas para viabilizar a criação de assentamentos, como o Litoral Sul. Gomes ainda informa que o próximo passo será cadastrar os três assentamentos no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), para obtenção dos licenciamentos ambientais.

Potencialidades

O assentamento Mãe Maria tem aptidão para o cultivo de mamona, culturas anuais e criação de gado e bodes. O Pancadinha possui potencialidade para o desenvolvimento da cultura do cacau, da seringa, banana e frutas, tais como cajá, goiaba e cajá-umbu. Já no assentamento Nova Jerusalém pode ser desenvolvido o cultivo do cacau, banana, mandioca e pastagem para criação de gado leiteiro. 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024