bannerfull

Irecê: Parada Cívica de 7 de Setembro celebra pluralidade cultural do Brasil

“Foi uma grande demonstração de civilidade e amor pelo nosso estado e nossa cidade”, destacou o prefeito Luizinho Sobral.

07 de setembro - 2014 às 15h28
Irec-Parada-Cvica-de-7-de-Setembro-celebra-pluralidade-cultural-do-Brasil

ASCOM Prefeitura de Irecê

Neste domingo, 7 de setembro, em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação de Irecê levou às ruas uma Parada Cívica que envolveu 12 escolas da sede e povoados, com alunos do Ensino Fundamental I e II, cujo tema foi: “Brasil - Nação de tantas culturas e de um só povo”. De acordo com o titular da pasta, Otacílio Marques Dourado Sobrinho, além de celebrar a nossa história e valorizar os nossos heróis, o Desfile de 7 de Setembro teve como objetivo desenvolver a “cidadania e o sentimento de pertencimento em relação ao nosso país, ao nosso estado e a nossa cidade, reconhecendo a diversidade intercultural e respeitando os valores das diferentes culturas”.

A população prestigiou e participou ativamente do evento, que foi aberto com a Escola Municipal Odete Nunes Dourado, responsável por retratar os índios brasileiros antes da colonização. Logo em seguida, em continuidade ao processo de formação da identidade nacional, a Escola Antônio Carlos Magalhães propôs uma reflexão sobre a contribuição dos negros desde a escravidão até o legado na culinária, música e religiosidade. “Valeu a pena ter acordado cedo neste domingo para apreciar a Parada de 7 de Setembro e comemorar a nossa história”, observou Marlene dos Santos, 49 anos, que fez questão de trazer os dois filhos, João Victor e Maria Eduarda.

Demonstração de civilidade e amor

Os demais pelotões ainda apresentaram subtemas, a exemplo da Cultura Baiana, Influência dos Estados Unidos nos hábitos de consumo e costumes do povo brasileiro, além de discutir a influência da internet e rede sociais nas relações interpessoais e o intercâmbio cultural entre a cidade de Irecê e os estados do nordeste, sobretudo a Paraíba. “Foi inesquecível, um momento marcante em minha vida”, afirmou a pequena Luiza Dourado, de apenas 6 anos. O Desfile Cívico de 7 de Setembro em Irecê contou com a presença do prefeito Luizinho Sobral, que esteve acompanhado pela primeira-dama Michelle Sobral; além de secretários municipais, vereadores, representantes de diversas entidades da sociedade civil e autoridades militares, como o comandante do 7º Batalhão da PM, Josehilton Martins dos Santos, o subtenente Reny Bandeira (Tiro de Guerra) e o tenente coronel Valter Araújo (CAESA).

“Foi uma grande demonstração de civilidade e amor pelo nosso estado e nossa cidade. Quero parabenizar todos os envolvidos com o desfile, especialmente os alunos, diretores, coordenadores e funcionários da Secretaria de Educação. Entretanto, o principal personagem deste evento foi o povo de Irecê, que deu uma lição de respeito e amor pela nossa história”, finalizou o prefeito Luizinho Sobral, que foi bastante festejado pela comunidade escolar e pelas pessoas presentes.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024