bannerfull

José Aldo mantém título do UFC

Disputa de cinturão dos penas entre brasileiro e americano tirou o fôlego do público no Maracanãzinho.

26 de outubro - 2014 às 10h52
Jos-Aldo-mantm-ttulo-do-UFC

LANCEPRESS!

Se o protocolo diz que um rei tem de se impor especialmente diante de seu povo, José Aldo cumpriu seu papel de forma suficiente contra Chad Mendes. Na luta principal do UFC 179, que aconteceu neste sábado, no ginásio do Maracanãzinho, os fãs viram a uma das melhores lutas do ano, na qual o brasileiro venceu o rival americano na decisão dos juízes. Empurrado pela torcida, o campeão manteve o único título do país na franquia e terminou o show ao som de "Vice de novo!", cantado pela torcida para o rival, que perdeu sua segunda chance de título contra o Aldo. A disputa de cinturão começou de forma frenética. Aldo e Mendes subiram no octógono para decidir e trocaram socos fortes logos de início. O americano se saiu melhor num breve começo, quando o brasileiro chegou se desequilibrar com um golpe. Segundos depois do combate completar três minutos, o manauara cresceu, equilibrou o combate e chegou a abalar o rival, quase conquistando a vitória por nocaute. O barulho no ginásio foi tão grande que Aldo não ouviu o soar do gongo e acertou dois socos em Mendes além do tempo permitido, fazendo Chad dobrar as pernas.

O segundo assalto se iniciou no mesmo ritmo. Porém, com menos de um minuto foi interrompido devido a um golpe baixo acidental de Chad. Quando o duelo voltou, os lutadores novamente trocaram golpes fortes. O desafiante chegou a acertar bons cruzados, mas Aldo trabalhou bem sua esquiva e mesclou socos e chutes que atingiram de forma contundente o rival. O terceiro round prosseguiu acelerado, assim como os dois primeiros. Aldo e Mendes mantinham a trocação franca e o duelo chegou perto de chegar ao fim por diversas vezes, tanto com um nocaute do brasileiro quanto com um nocaute do americano. A quarta etapa começou com o americano acertando um cruzado que cortou o olho de José. O brasileiro ficou com o olho quase que fechado a partir dali. Enquanto Chad esbanjava preparo físico, se movimentando bem e cercando o dono do cinturão, Aldo parecia começar a perder a força nos braços.

No último round Mendes esboçou uma rápida trocação com Aldo e logo foi nas pernas, buscando a derrubada. Com o duelo no solo, o público começou a vaiar enquanto o dono da casa tentava se levantar. Depois de acertar um direto, o brasileiro chegou a abalar Chad e trabalhar a luta no solo, mas seu oponente se levantou. Aldo abalou o rival agumas vezes, mas Chad resistiu até o fim. O confronto foi finalizado com golpes de Aldo em Mendes na grade até o soar do gongo. - Todas as lutas são duras. Queria agradecer a presença do público aqui. Sabia que ele ia sentir a minha mão. Estava enxergando três dele. Pensei: vou no meio que vou acertar. Sobre meu futuro, tem um cara falando muito. A categoria tem um rei, que sou eu, o príncipe, que é o Chad, e só faltava o bobo  - disse o campeão, logo após a luta, se referindo ao irlandês Conor McGregor.

Com a vitória, José Aldo alcançou o expressivo número de sete defesas de título consecutivas. O brasileiro não sabe o que é perder desde 2005. Foi a terceira vez que o atual campeão dos penas defendeu seu título no Rio de Janeiro, onde mora. Seu próximo passo pode ser um duelo contra o vencedor de Frankie Edgar x Cub Swanson, que acontece em novembro. Já Chad Mendes acumula 12 vitórias e duas derrotas na carreira no MMA. Ambos os resultados negativos foram anotados contra o campeão brasileiro no Rio de Janeiro. Com duas derrotas para o atual detentor do cinturão, o americano não deve ter outra chance pelo título tão cedo.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024