bannerfull

Jovem morre vítima de dengue em Salvador

Este foi o segundo óbito registrado na Bahia em 2014 por conta do tipo mais grave da doença.

27 de março - 2014 às 15h27
Jovem-morre-vtima-de-dengue-em-Salvador

Foto: Reprodução Facebook

A estudante Bruna Muniz, 24 anos, morreu nesta quarta-feira, 26, no Hospital Couto Maia, em Salvador, vítima de dengue hemorrágica. Ela deu entrada no Hospital do Subúrbio na segunda (24), mas teve que ser transferida para o Couto Maia, localizado na Cidade Baixa, referência em doenças infectocontagiosas. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), este ano fá foram confirmados 392 casos de dengue na capital baiana. Até o momento, duas pessoas morreram em função do tipo mais grave da doença: uma em Salvador, outra no interior do Estado.

Doença e prevenção

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna na maioria dos casos. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Quando infectada, a pessoa fica imunizada de forma definitiva contra o tipo de vírus que contraiu e temporariamente contra os outros três. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A primeira geralmente apresenta como sintomas febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e óbito.

O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade, com a adoção de medidas simples, como evitar o acúmulo de água limpa nas casas, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024