bannerfull

Memória, Crenças e Tradições do Vale do Capão

Documentário discute preservação do patrimônio histórico e questiona o que será feito com legado do artista plástico Salomão Zalcbergas.

20 de abril - 2015 às 13h11

Daniel Pinto

Como na música Sonhos, imortalizada na voz de Caetano Veloso, o documentário de curta-metragem Memória, Crenças e Tradições do Vale do Capão - Um olhar apaixonado do artista plástico Salomão Zalcbergas, nasceu como uma brincadeira e foi crescendo, crescendo, graças à inquietação do fotógrafo e também artista Renato Sampaio, que durante uma visita ao Vale do Capão, Chapada Diamantina, se deparou com as intervenções feitas por Salomão Zalcbergas em casas da comunidade e resolveu “mergulhar” na história. E desta forma espontânea, sem pretensões comerciais, o filme foi concebido com uma proposta diferenciada: ao invés de simplesmente mostrar o trabalho de Salomão Zalcbergas no Vale do Capão, o documentário discute o impacto do turismo predatório e traz à tona uma série de questionamentos sobre legado cultural e a incapacidade/negligência dos institutos de preservação do patrimônio artístico e histórico.

Qual o papel do poder público e da iniciativa privada na proteção da memória de um povo?

A ignorância e o descompromisso vão prevalecer?

Ou será que a arte, por si própria, vai cumprir o seu papel transcendental?


Perguntas que ecoam (em mentes e corações) e ainda permanecem sem repostas. Assista, agora, Memória, Crenças e Tradições do Vale do Capão:
 


Ficha Técnica

Concepção: Rúbia Margarete e Yuri Zalcbergas
Roteiro: Daniel Pinto
Imagens: Renato Sampaio e Roberto Wagner
Narração: Artur Antunes
Edição e Direção: Renato Sampaio

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024