bannerfull

Morre prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim

PT emite nota de pesar; vice do PP comandará cidade mais rica da Bahia.

24 de julho - 2014 às 22h15
Morre-prefeita-de-So-Francisco-do-Conde-Rilza-Valentim

Bocão News

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, morreu na tarde desta quinta-feira (24), em Salvador. A prefeita estava internada no Hospital Aliança desde o último domingo (20). A causa da morte foi Anemia Falciforme e a petista faleceu por conta de complicações da doença. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. O velório ocorre nesta sexta-feira (25), a partir das 7h, na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. Rilza tinha 51 anos e nasceu em São Francisco do Conde. Era mãe de três filhos: Rafaela, Rodrigo e Raiana. Em 2008, foi eleita com 96%. Em 2012, foi reeleita com mais de 75% dos votos, uma das melhores médias no cenário nacional.

Anemia Falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela má formação das hemácias, que assume forma semelhante a foices, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico nos indivíduos acometidos pela doença. É uma doença que acomete, principalmente, a população negra.

Com morte de Rilza, vice do PP comandará cidade mais rica da Bahia

O município de São Francisco do Conde passará a ser comandado pelo vice-prefeito eleito na chapa liderada pela prefeita Rilza Valetin (PT) nas eleições de 2012, Evandro Santos Almeida, do PP. Com a morte de Rilza nesta quinta (24), Evandro deve ser investido na próxima semana no cargo de gestor do município mais rico da Bahia e o mais rico do Brasil, em relação ao PIB per Capita (Produto Interno Bruto). Além dos índices, o município arrecada cerca de meio bilhão de reais por ano.

Evandro, que desde de 2008 é vice-prefeito de São Francisco do Conde, foi ainda secretário municipal de Infraestrutura até 2012, quando se afastou para concorrer a reeleição junto com Rilza. Segundo o presidente do PP na Bahia e candidato a vice na chapa governista, João Leão, Rilza e Evandro eram a “corda e a caneca”. “O vice é um companheiro nosso. Era um irmão e um conselheiro de Rilza. Uma pessoa muito capaz. Eles tinham um diálogo excepcional. Nunca vi uma rusga um com outro”, atestou o pepista, em entrevista ao Bocão News.

Segundo Leão, a “ficha ainda não caiu”. “Eu não era amigo, era pai e irmão. Rilza era uma pessoa maravilhosa. Estivemos sábado em São Francisco do Conde e ela estava maravilhosamente bem”, disse o deputado, que está em Barreiras e desembarcará em Salvador na manhã desta sexta (25) para acompanhar o velório.

Confira nota de pesar do PT Bahia

“É com imenso pesar que a Prefeitura de São Francisco do Conde informa que veio a falecer, na tarde desta quinta-feira (24), às 17h30, no Hospital Aliança, em Salvador, a prefeita Rilza Valentim. A morte se deu por "Embolia Pulmonar", decorrente de Anemia Falciforme, doença que já acometia a gestora. O velório acontecerá na Câmara de Vereadores do município, nesta sexta-feira (25), durante todo o dia. O enterro será as 16 horas no cemitério local”.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024