bannerfull

Novo parecer do TSE ratifica pré-candidatura de Luizinho Sobral

Animado e cheio de disposição, ex-prefeito consulta sociedade civil e especialistas para elaboração do Plano de Governo.

08 de agosto - 2020 às 08h14
Novo-parecer-do-TSE-ratifica-pr-candidatura-de-Luizinho-Sobral

Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 7 de agosto de 2020, o ministro Luiz Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), emitiu PARECER DEFINITIVO sobre políticos inelegíveis até o dia 7 de outubro deste ano e a mudança de datas das eleições. De forma clara, objetiva e com vasto embasamento jurídico, o magistrado garante que "o prazo de inelegibilidade decorrente da condenação por abuso do poder econômico ou político tem início no dia da eleição em que este se verificou e finda no dia de igual número no oitavo ano seguinte". 

Na sequência, o ministro do TSE destaca a crise sanitária imposta pelo covid-19 e de como o adiamento das eleições 2020 foi concretizado de forma legítima "a partir da atuação das Casas do Congresso Nacional, no uso do poder constituinte derivado que lhes é conferido". Nesse sentido, segue Luiz Edson Fachin: “dessa forma, eventual previsão que impusesse a adoção de postura diversa em relação à contagem dos prazos de inelegibilidade da LC nº 64/1990, afastando-se momentaneamente as previsões da lei e as orientações sumulares desta Corte, deveria ter se dado expressamente no texto da EC nº 107/2020, o que, como se sabe, não ocorreu”.

A jurisprudência se aplica a diversos casos espalhados por todo o Brasil, inclusive o de Luizinho Sobral (PODEMOS). Como foi antecipado pelo Sertão Baiano, no dia 15 de novembro, data definida para o 1º turno das eleições 2020, o ex-prefeito de Irecê estará legalmente apto e habilitado a disputar o pleito. Além disso, em pleno gozo dos seus direitos políticos, se for da vontade do sábio povo de Irecê, Luizinho poderá vencer, ser diplomado e tomar posse. 
 


Ciente da responsabilidade com a cidade, Luizinho confirmou a pré-candidatura, já deu início as tratativas democráticas para escolha do vice e segue ouvindo os anseios da população, das famílias mais humildes aos grandes empresários, com o mesmo carinho e atenção. Animado e cheio de disposição, também tem consultado diversos especialistas, acadêmicos e gestores públicos no intuito de construir um Plano de Governo com ideias práticas, criativas e eficientes, baseadas em experiências bem-sucedidas em outros municípios com mesmo tamanho, perfil, tradição cultural e vocação econômica de Irecê. 

MATÉRIA RELACIONADA: Adiamento das eleições garante candidatura de Luizinho Sobral em Irecê  

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024