bannerfull

Rui visita Mãe Stella e reafirma respeito a todas as religiões

Diante da yalorixá, o candidato petista disse que o Ilê Axé Opô Afonjá é um patrimônio cultural do povo negro.

23 de julho - 2014 às 20h18
Rui-visita-Me-Stella-e-reafirma-respeito-a-todas-as-religies

Divulgação

"Mãe Stella de Oxóssi é um símbolo, uma líder religiosa que muito orgulha a Bahia", afirmou Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, ao visitar, nesta quarta-feira (23) o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, na companhia de sua esposa, Aline Peixoto, e de Otto Alencar, candidato a senador. Eles foram recebidos pela yalorixá, que estava realizando, como sempre acontece às quartas-feiras, a cerimônia do amalá de Xangô, orixá patrono do terreiro. Ao observar que o povo de santo tem uma relação muito íntima com o meio ambiente e que o governo tem obrigação de zelar pela sua preservação, Rui disse que o próprio terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, é um patrimônio cultural do povo negro e acrescentou: "A religião afro tem muitos ensinamentos positivos, é uma referência de respeito e de valores. Nós aqui estamos para dar a nossa demonstração clara de que um governador tem de respeitar e dar espaço para todas as culturas e todas as religiões. Este é o nosso posicionamento, afinal um governo não faz apenas obras físicas e presta serviços. É também referência de valores".

Mãe Stella disse a Rui e Otto que os recebia com alegria e desejou que a campanha eleitoral seja de muita paz, "como o povo da Bahia merece". Ela ainda acrescentou que as portas do Ilê Axé Opô Afonjá estão abertas que seu desejo é que o próximo governo também seja aberto para o povo de terreiro, que, assim, também será aberto para o governo, destacando: "E quem vem aqui vem pedir o bem e a gente abençoa, abençoa de coração", destacou a yalorixá. Em resposta, Rui se comprometeu a ter o mesmo carinho e atenção que o governador Jaques Wagner tem para com as religiões de todas as origens, citando a obra de requalificação do Parque São Bartolomeu e a recuperação de igrejas católicas como exemplos do compromisso do atual governo com as religiões. "O parque é um espaço sagrado para o povo do candomblé, um espaço que o estado contribuiu para que fosse dado o devido cuidado e investiu na sua preservação", afirmou.

Mãe Stella, que tem cinco livros publicados e é membro da Academia de Letras da Bahia, autografou para Rui e Otto exemplares do seu livro "Oxóssi: o caçador de alegrias" e disse que está finalizando mais uma obra, adiantando que o livro trará detalhes sobre as folhas e explicou que é da natureza que ela tira inspiração. "Está ficando lindo. Vou mostrar o nome popular, científico e para que serve cada folha".

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024