Para aqueles que exageraram no álcool, vale dar um tempo para o organismo descansar e se hidratar bastante, evitando os efeitos chatos da famosa ressaca. “Com o consumo de álcool, acabamos tendo um aumento do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que conseguimos diminuir com o consumo de carboidratos. Mas é importante salientar para que sejam escolhidos bons carboidratos como frutas e vegetais, evitando farináceos, como pães e massas, chocolates, biscoitos e guloseimas”, ensina a nutricionista Clara Folino, em entrevista para a Menu.
Segundo a especialista, o consumo de alimentos ricos em água, como a melancia, o melão e o abacaxi, são muito indicados neste momento pós-festas regadas as muitos drinks. Consumir banana também pode ajudar, já que a fruta é precursora de serotonina. Mas, como a nutricionista reforça, não existe milagre. “É voltar para a rotina que naturalmente o corpo se reajusta”, diz ela.
Outra dica: evite, pelo amor de Deus, chás diuréticos, que podem atrapalhar quem está de ressaca, em vez de ajudar. “Fuja de chás diuréticos pois eles podem intensificar alguns maus efeitos do consumo de álcool. Prefira a boa e tradicional água ou água de coco, além de uma alimentação rica em fibras, vegetais e alimentos ricos em água como pepino, abobrinha, chuchu”, recomenda a nutricionista.