bannerfull
  • A nadadora Ana Marcela Cunha e o canoísta Isaquias Queiroz foram eleitos nesta terça-feira, 15, os atletas do ano de 2015 pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Eles superaram Marcelo Melo (tênis), a dupla Alisson/Bruno (vôlei de praia), Fabiana Murer (atletismo) e a dupla Agatha/Bárbara (vôlei de praia) e receberam o prêmio na festa realizada no Rio de Janeiro. Ana Marcela Cunha, que disputa as provas de maratona aquática, ficou em terceiro lugar nos 10 km e em primeiro nos 25 km no Mundial de Kazan, na Rússia, em agosto. "Espero que o ano que vem seja melhor ainda, não só para mim como para todos nós atletas. Em 2016, que a gente brilhe muito…

    ler mais
  • O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar hoje (16) a validade da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento do impeachment, e alguns artigos do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. As normas foram utilizadas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para dar andamento às etapas inciais do processo, que foi suspenso pelo ministro Edson Fachin, relator da ação que trata do assunto, a pedido do PCdoB, até decisão do plenário. A sessão está prevista para começar às 14h, pela leitura do relatório da ação. Em seguida, será aberto prazo de 15 minutos para que cada uma das…

    ler mais
  • O Plenário do Senado aprovou, na noite desta terça-feira (15), o Projeto de Lei (PLC 186/2015), que permite o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária de recursos, bens ou direitos de origem lícita, não declarados ou declarados incorretamente, remetidos, mantidos no exterior ou repatriados por residentes ou domiciliados no País. O relator da matéria no Senado, Walter Pinheiro (PT/BA), propôs 15 mudanças no texto final e, por meio de emendas de redação, abriu o caminho para que o governo vete trechos polêmicos, com o propósito de garantir legalidade e segurança jurídica no processo de repatriação.…

    ler mais
  • Ainda não passou de placas e promessas a duplicação da BR-101 na Bahia, no trecho entre a divisa com Sergipe a BR-324, nas proximidades de Feira de Santana, segundo observação do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). Ao contrário, a estrada está é oferecendo mais perigo aos motoristas, por causa de buracos. “Em outros estados do Norte e Nordeste, a BR-101 já foi duplicada, mas na Bahia nada acontece. É uma obra importante, bem feita, porque está sendo feita em concreto, mas o desprezo pelo nosso Estado é inexplicável”, salienta o deputado. Carlos Geilson reclama que o estado da rodovia, nesse trecho da BR-324 até a divisa com…

    ler mais
  • As matrículas na rede municipal de ensino de Irecê para o ano letivo de 2016 já estão abertas. Para garantir a vaga, pais ou responsáveis legais devem procurar as unidades de ensino até o dia 30 de dezembro, das 8h às 14h, ou das 14h às 17h, com os documentos do aluno. De acordo com o Calendário Escolar, as aulas devem começar no início de fevereiro. “Vale ressaltar que em janeiro, não haverá matrículas nas escolas, portanto, é importante que nenhum pai deixe de procurar a escola até o fim de dezembro”, observa o secretário da Educação Municipal, Otacílio Marques Dourado.

    ler mais

  • No último fim de semana, o time de Recife do Lino conseguiu superar o SEC Canoão e levantou a taça do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ibititá - Edição 2015. Apesar do placar de 2 a 0, o jogo foi bastante disputado, com chances para as duas equipes. “Engasgados” com a derrota na final do ano passado, os jogadores de Recife do Lino se superaram em campo e derrotaram os rivais no Estádio Ageu Hayne, com gols de Matheus e Adílio. O resultado mostra o equilíbrio e qualidade do futebol amador praticado em Ibititá. Além disso, também destaca a força da zona rural, protagonista das duas últimas finais da competição.…

    ler mais
  • Por Daniel Pinto

    Como toda criança, ele era fascinado por desenho animado. Mais importante do que a história, eram os traços, cores e movimentos. “Cheguei a desenhar mais de mil Gokus”, confessa, ao lembrar do protagonista da franquia japonesa Dragon Ball. Mas, o que ele queria mesmo era ser letreiro. A revelação aconteceu, de forma bastante pueril, na oficina de arte da Fundação Bradesco, à época ministrada pelo professor Sólon Barretto. Quis o destino que ele descobrisse e se encantasse pela milenar arte da tatuagem. Hoje, aos 25 anos, Paulo Brito é uma das principais referências do mercado na Região de Irecê.

    ler mais
  • Na América Latina e Caribe, elas ganham 19% menos e são frequentemente excluídas dos cargos superiores de gestão. Os dados sobre o desequilíbrio de gênero no mercado de trabalho estão no Relatório de Desenvolvimento Humano 2015, lançado hoje (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A América Latina e Caribe é também a região com o maior percentual de trabalhadores domésticos, a maioria mulheres, somando quase 20 milhões de pessoas, ou 37% do total mundial, de acordo com o documento. O texto registra que essa é uma ocupação em que “as condições de trabalho…

    ler mais
  • O Brasil registrou melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2014. Os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostram que o IDH passou de 0,752 em 2013 para 0,755 em 2014. Apesar do aumento, o Brasil caiu uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano e passa a ocupar o 75º lugar entre 188 países. De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2015, lançado hoje (14), o país perdeu uma posição porque foi ultrapassado pelo Sri Lanka, que teve crescimento acelerado no último ano. O IDH mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes: a expectativa de vida, educação…

    ler mais
  • Em 2005, a Bahia não possuía um só projeto de usina de produção de energia pela força dos ventos ou pela irradiação solar. Dez anos passados, o Estado é o principal protagonista do setor e caminha para o ser o maior produtor brasileiro de energia derivada das fontes renováveis solar e eólica. Hoje, com 505 MW médios, a Bahia já é o terceiro maior produtor de energia eólica do Brasil, demonstrando um crescimento de 123% em relação a 2014. E justamente por causa da força dos ventos e do brilho do Sol, os baianos já contabilizam R$ 22,7 bilhões em investimentos. Em eólica são R$ 18,5 bilhões…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024