bannerfull
  • Uma jovem negra no Brasil corre risco 2,2 vezes maior de ser morta do que uma jovem branca, segundo o relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, que será divulgado nesta segunda-feira, 11. Em 26 unidades da Federação - apenas o Paraná fica de fora -, a taxa de homicídios entre mulheres de 15 a 29 anos é maior entre as negras. Elas são ainda mais vulneráveis à violência em Estados como o Rio Grande do Norte, onde morrem 8,11 vezes mais do que as jovens brancas. O estudo foi feito pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência…

    ler mais
  • O campeonato Intermunicipal conheceu neste domingo (10) mais um campeão inédito. Desta vez, o grito de "é campeão!" foi da Seleção de Eunápolis. Fora de casa, os eunapolitanos ficaram no empate de 2 a 2 com a Seleção de Euclides da Cunha. Mas, no jogo de ida, Eunápolis não desperdiçou a chance de construir a história do título e goleou por 5 a 0. Após a partida, a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizou a cerimônia de premiação aos campeões e vice-campeões de 2017. O troféu de campeão do Intermunicipal 2017 levou o nome do maior cantor de Reggae do Brasil,…

    ler mais
  • Por Daniel Pinto

    Não faço a menor ideia de quando escutei Pink Floyd pela primeira vez. Mas, fui capturado pelo som na segunda metade da década de 1990, ainda na pré-adolescência. Sou péssimo com datas e números. Sempre fui. Foi na escola que consegui uma cópia do The Dark Side of the Moon. Lembro da sensação de ouvir o disco completo pela primeira vez e de como surgiu em mim a percepção de que estava diante de algo maior, belo, sombrio, esplêndido, um universo a ser desvendado. Nessa época a internet que se tem hoje era apenas um embrião.…

    ler mais
  • Nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro, cumprindo determinação do prefeito Cafu Barreto, a Secretaria Municipal de Finanças de Ibititá enviou ao banco conveniado a segunda parcela do 13º salário dos servidores. Devido à agilidade e eficiência do procedimento, o dinheiro estará disponível nas contas dos funcionários gradativamente até o final do dia desta terça, dia 05. A primeira parcela também foi antecipada no início de junho. A antecipação da segunda parcela do 13º é mais uma iniciativa da Prefeitura de Ibititá para fomentar a economia local e contemplar os servidores do município, que, ao longo…

    ler mais
  • Daniel Pinto 

    Praça do Feijão, Irecê, Bahia, início da madrugada. Um grupo de pessoas circula distraidamente na calçada pintada de amarelo. O último da fila é um homem de camisa preta e bermuda listrada. Um carro se aproxima do grupo, faróis ligados, estaciona. O cara da bermuda listrada adianta o passo, saca uma arma, corre em direção ao alvo, ele já não é o último da fila. Tiros disparados no coração de Irecê: um corpo no chão. As pessoas se assustam e correm. Enquanto isso outro homem sai do carro estacionado e também saca uma arma. Com o revólver em punho, corre em direção…

    ler mais
  • Nesta segunda-feira (4), mototaxistas “travaram” o Centro da cidade em protesto contra a regulamentação da atividade profissional promovida pela Prefeitura de Irecê. “Estamos lutando por um direito nosso... Querem que a gente pegue moto nova, pague um monte de imposto”, reclamou manifestante durante buzinaço na Rua Herculano Dourado. O protesto, que percorreu diversos pontos da cidade, coloca em rota de colisão a Administração Municipal e uma categoria de extrema importância para a população e para o comércio local. 
     

    No último dia 29, o Governo Elmo Vaz deu início a um credenciamento "para classificação…

    ler mais
  • Que tal saborear um belo Carré de Cordeiro temperado com condimentos regionais selecionados? Ou então apreciar um suculento Pernil de Cordeiro Assado? Se for acompanhado da bebida de sua preferência, tanto melhor, não? Quem sabe uma cerveja artesanal para harmonizar com a textura suave das carnes de cordeiro e cabrito? Todas essas iguarias e muitas outras poderão ser apreciadas no 1º Festival Gastronômico Paladares do Sertão, que começa nesta quarta-feira (29) em Irecê e segue até o próximo dia 17 de dezembro. O evento, organizado por um comissão de entidades locais (CDL, ACE e Prefeitura Municipal), reúne dezenas de estabelecimentos do setor…

    ler mais
  • Apesar da evolução ao longo das últimas décadas, o Brasil ainda apresenta um quadro de desigualdade extrema. Em 2016, 1% da população de trabalhadores brasileiros com maior poder aquisitivo ganhava 36,3 vezes mais do que os 50% que ganham os menores salários. Os dados, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), foram divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na fatia dos 1% mais abonados, formada por apenas 889 mil pessoas, a renda do trabalho média mensal era de R$ 27.085. O rendimento médio dos 50% que recebiam os piores salários ficou em apenas R$ 747,…

    ler mais
  • Os deputados Angelo Coronel (PSD), Hildécio Meireles (PMDB), Marcelo Nilo (PSL), Fabíola Mansur (PSB), Adolfo Viana (PSDB), Luciano Simões Filho (PMDB), Alex da Piatã (PSD) e José de Arimateia (PRB) foram escolhidos ontem como destaque parlamentar de 2017 pelos jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa. Os oito eleitos receberão o Troféu Imprensa no dia 12, às 17h, em solenidade em que serão premiados também os profissionais de imprensa que fizeram a melhor cobertura dos trabalhos da ALBA do ano. Ambas as votações que definiram foram secretas e resultado oficial foi comunicado ao plenário pelo deputado Aderbal Caldas (PP), através…

    ler mais
  • Levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde indica que 1.496 cidades brasileiras estão em situação de alerta ou de risco para surto de dengue, zika e chikungunya no próximo verão. Isso representa 38% do total de cidades que fizeram a avaliação, batizada de Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Nove entre cada 10 municípios que fizeram o levantamento apresentam situação de risco. Entre capitais, estão em estado de alerta Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Aracajú (SE) e São Luis (MA). As capitais…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2017