A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) iniciou a movimentação dos bastidores políticos. Segundo apuração do jornal A Tarde, o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), que antes era tido como favorito para a reeleição, não irá competir pelo cargo.
O motivo da desistência estaria relacionado às preocupações do presidente sobre uma eventual judicialização em caso de sua vitória, cenário que ganhou força após a aprovação da PEC da Reeleição em 2024. A emenda abriu caminho para que presidentes da Alba renovem seus mandatos dentro da mesma legislatura, mas Menezes teme que seu novo mandato seja contestado na justiça, colocando sua permanência no cargo em risco.
Caso isso ocorra, uma das maiores preocupações de Menezes é a chegada de um novo nome do PT, principal aliado do PSD ao posto. Para o partido do atual presidente, o PSD, seguir com a liderança da Alba é de grande importância. Ainda segundo o veículo, caso a reeleição de Menezes fosse impedida judicialmente, o nome mais provável para assumir o cargo seria Rosemberg Pinto (PT), atual líder do governo Jerônimo Rodrigues (PT).
Na tentativa de evitar a ascensão do aliado, Menezes pode apoiar outros dois nomes do PSD: Ivana Bastos e Alex da Piatã. Além deles, outro nome que circula entre os aliados é Angelo Coronel Filho, também do PSD, em uma articulação liderada pelo senador Angelo Coronel. Nos bastidores, essa candidatura é vista como uma tentativa de consolidar a influência do senador no governo e garantir espaço na chapa majoritária para 2026.
A eleição para a presidência da Alba acontece no dia 3 de fevereiro, quando retornam os trabalhos do Legislativo.