bannerfull

Grupo Instrumental do Capão realiza concertos em Irecê, Uibaí e Xique-Xique

Confira a programação completa dessa Viagem Musical, que também inclui oficinas sobre Composição, Improvisação, Percussão e Groove.

03 de maio - 2022 às 11h33
Grupo-Instrumental-do-Capo-realiza-concertos-em-Irec-Uiba-e-Xique-Xique

Secult Bahia

Composto por músicos brasileiros e estrangeiros moradores da Chapada Diamantina, o Grupo Instrumental do Capão (GIC), conhecido por mesclar jazz, erudito e popular, realiza neste mês de maio o projeto de circulação "Uma Viagem Musical". Entre os dias 03 e 08 de maio, o grupo passará pelas cidades de Irecê, Uibaí e Xique-Xique, realizando três concertos musicais e nove oficinas de Composição, Improvisação e Arranjo; Percussão Corporal; e Linhas de Baixo e Groove em Métricas não usuais. Nos dias 3 e 4 de maio, o projeto estará em Xique-Xique, com oficinas no Campus Ifbaiano e concerto na Praça da Orla. Já nos dias 5 e 6 de maio será a vez de Uibaí, com a realização de oficinas e concerto no Grêmio Cultural a Voz do Povo. E para encerrar, nos dias 7 e 8 de maio "Uma Viagem Musical" estará em Irecê, com oficinas na Praça da Juventude e concerto na Praça da Juventude.

O concerto do Grupo Instrumental do Capão “Uma Viagem Musical” terá aproximadamente 80 minutos de duração, seguido de apresentação em conjunto com músicos locais convidados. A intenção é promover um intercâmbio de conhecimentos e experiências entre o grupo e os artistas locais, atraindo um público que não tem o costume de escutar música instrumental. O concerto integra as tradições e música popular locais com a música erudita e experimental, inserindo a música instrumental em um contexto diferente e também valorizando as tradições musicais locais.

Oficinas

A oficina Coletiva de Composição, Improvisação e Arranjo ofertará 10 vagas para músicos interessados em compartilhar técnicas e estratégias de composição, arranjo e improvisação coletiva, utilizando material do repertório do Grupo Instrumental do Capão e/o materiais originais dos participantes. Já a oficina de Percussão Corporal pretende envolver músicos e público em um percurso de formação, cocriação e apreciação musical instrumental que seja uma vivência musical integral. Esta oficina ofertará 20 vagas. E a oficina de Linhas de Baixo e Groove em Métricas não usuais objetiva uma vivência de capacitação musical, especificamente, no universo das métricas não usuais, como compassos compostos e/ou aditivos, para 10 pessoas em cada cidade.

GIC

O Grupo Instrumental do Capão nasceu há 10 anos da reunião de músicos brasileiros e estrangeiros (Itália), internacionalmente experientes, moradores do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Sua música tem como base o jazz, o erudito misturado ao popular, o progressivo misturado à psicodelia, com uma pesquisa de ritmos nacionais e estrangeiros, e atmosferas étnicas. O trabalho que o grupo desenvolve é feito de composições autorais, improvisações, uso de timbres de instrumentos folclóricos, pesquisa de arranjos e composições coletivas. 'Uma Viagem Musical' do Grupo Instrumental do Capão é uma proposta inovadora de concerto.

SERVIÇO 

Grupo Instrumental do Capão - "Uma Viagem Musical"

Xique-Xique

03/05 - Oficinas - Campus do Ifabaiano
04/05 - Concerto - Orla de Xique-xique

Uibaí

05/05 - Oficinas - Grêmio Cultural a Voz do Povo
06/05 - Concerto - Grêmio Cultural a Voz do Povo

Irecê

07/05 - Oficinas - Praça da Juventude
08/05 - Concerto - Praça da Juventude

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024