bannerfull

Izania Matos - A força feminina na Câmara Municipal

Filha amada, mãe dedicada, mulher negra, batalhadora e cheia de sonhos... Conheça a história da única vereadora de Irecê!

06 de abril - 2022 às 15h00
Izania-Matos-A-fora-feminina-na-Cmara-Municipal

Fotos: Arquivo Pessoal

Quando o marceneiro Izael Ferreira Alves e a costureira Ana Alves Matos decidiram se mudar da zona rural de Ibititá para Irecê, há 43 anos, não faziam ideia de qual seria o destino da primogênita, Izania Matos. Primeira de cinco filhos, ela cresceu com o compromisso de ajudar os pais a cuidar do irmão e das irmãs mais novas (Jean Matos, Izangela Matos, Jeangela Matos e Estefania Ferreira). Desde a primeira infância, Izania aprendeu a ter responsabilidade e a nutrir afeto. De origem humilde, a família sempre valorizou a união e o sentimento comunitário. “Segunda, em dia de feira, meu pai sempre comprava bode pra servir aos nossos amigos e conterrâneos que vinham trabalhar em Irecê... Como a nossa casa era (e ainda é) perto do Hospital Regional, também sempre serviu como ponto de apoio para quem buscava tratamento médico”, lembra.

Negra, mãe solteira, mulher empreendedora e cheia de sonhos, Izania sabia que a formação acadêmica seria um caminho em busca de uma vida melhor. Por isso, foi à Salvador e se formou em Enfermagem. Não foi fácil! Sozinha, sem recursos, com uma filha pra criar, ela trabalhava durante o dia e estudava à noite. No primeiro dia de aula, ainda se acostumando ao ritmo frenético da grande metrópole, perdeu um pé do sapato enquanto entrava num ônibus. Mas, para uma mulher que já havia carregado saca de feijão e batido mamona, esse era só um pequeno empecilho. “Cheguei na faculdade descalça e entrei de cabeça erguida”, conta, com o orgulho típico de quem não esmorece diante das dificuldades. 

Depois de voltar pra terra natal, Izania Matos labutou com confecções, investiu num salão de beleza e também passou a trabalhar com produção de pãozinho delícia, atividade secundária que desempenha até hoje com fervorosa dedicação. Nesta sexta-feira, 8 de abril, antes de participar da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Irecê, ela terá de acordar antes das 4 da matina para honrar uma grande encomenda do produto. Na última eleição, graças à empatia e aos serviços prestados à comunidade, obteve a confiança de quase 700 eleitores e foi consagrada com a primeira suplência. Com as bençãos de Nossa Senhora, da qual a mãe, Dona Ana é devota, ela tomou posse no lugar de Daniel Araújo, que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. 

“Vou trabalhar por todos e todas, especialmente na área da Saúde, onde tenho mais experiência e identificação. Também quero, do fundo do coração, ajudar a implementar políticas públicas voltadas à inclusão de crianças com necessidades especiais. Em respeito à minha trajetória de vida, vou trabalhar pelo fortalecimento da Agricultura Familiar, para oferecer capacitação técnica aos jovens e para ajudar mulheres empreendedoras, que lutam sozinhas para cuidar dos filhos e colocar comida na mesa”, concluiu a vereadora.  

Única mulher com assento na Câmara Municipal na atual legislatura, Izania Matos já foi servidora do Hospital Regional, atuou como enfermeira de campo da EBDA e teve passagens marcantes pelo Centro de Especialização Médica de Irecê e pelo TFD. Agora, no Poder Legislativo, a filha do “velhinho dos corações” - como é conhecido o pai, Seu Izael, artesão de mão cheia - tem tudo para protagonizar outra linda história.   

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024