bannerfull

Segurança da Cidade do São João é reforçada com Sistema de Reconhecimento Facial

De acordo com o prefeito Elmo Vaz, a segurança pública vai ser uma das principais atrações do São João de Irecê.

14 de junho - 2022 às 13h46
Segurana-da-Cidade-do-So-Joo-reforada-com-Sistema-de-Reconhecimento-Facial

Foto: Gov. Bahia

Depois de uma ampla discussão com especialistas, gestores públicos e a sociedade civil, nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Irecê apresentou o Plano de Segurança para o São João 2022. O evento foi realizado no 7º Batalhão da Polícia Militar e contou com as presenças de representantes da imprensa, gestão municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, PM, Polícia Civil, CIPE Chapada, CAESA, dentre outras instituições. Além da ampliação do contingente de agentes de segurança durante o período, o plano prevê ações de policiamento ostensivo antes, durante e após os festejos; implantação de bases operacionais, contratação de vigilância particular, patrulhamento das entradas e saídas da cidade, vídeo monitoramento e integração da Central de Informações.

Grande destaque deste ano, a Cidade do São João é um circuito com 40 mil metros quadrados, que integra os espaços do Estádio Municipal e da Praça Chico Mendes. Para ter acesso à arena de shows, ao Barracão Zé Bigode ou à Vila Caraíbas, é necessário passar por revista pessoal com detector de metais e o protocolo também proíbe a entrada com garrafas de vidro ou qualquer objeto perfurocortante. Pela primeira vez na história do São de Irecê, será empregada a tecnologia de Reconhecimento Facial: são 88 câmeras de alta definição espalhadas por pontos estratégicos.

Ninguém entra ou sai da Cidade do São João sem passar por esses dispositivos, que capturam as imagens e transmitem em tempo real para o Setor de Inteligência da Polícia, onde são analisadas por um software conectado ao banco nacional de mandados de prisão em aberto. Quando o sistema encontra alguém com 90% ou mais de compatibilidade com um dos suspeitos de cometer crimes, uma equipe é alertada para avaliar a situação e efetuar a prisão.

O município também contratou 200 vigilantes particulares e já começou a reforçar a iluminação pública nos arredores e nas principais vias de acesso à Cidade do São João. “Tudo isso para acolher bem os turistas, garantir a paz do folião e preservar o bem-estar da nossa comunidade. Sem dúvida alguma, a segurança pública vai ser uma das principais atrações do São João de Irecê”, afirmou o prefeito Elmo Vaz. 

>>>Leia Matéria Relacionada 

Com atrações de peso e novo circuito, Irecê vai se transformar na Cidade do São João 

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024