bannerfull
  • Conforme publicação no Diário Oficial, o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, deixa o cargo nesta sexta-feira (04). À frente da Comunicação do Governo Wagner desde 2007, Robinson se notabilizou pelo aprimoramento das relações entre Estado e Mídia, com atenção especial ao interior da Bahia, e pela coordenação do Projeto Pacto Pela Vida, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. A partir de agora, a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) será comandada pela chefe de gabinete Marlupe Caldas. Robinson Almeida, que é filiado ao PT e atua no mesmo campo político…

    ler mais
  • O vereador Paulo Dourado, presidente municipal do PMDB, acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) questionando a Prefeitura Municipal de Ibititá por incluir no cardápio da merenda escolar maçã, batatinha, uva, abacaxi, batata doce, laranja, dentre outras frutas e verduras. O vereador coloca em dúvida a legalidade do ato sob o argumento de que os gêneros não são produzidos no município. Entretanto, a postura despreza totalmente o compromisso social da gestão em oferecer uma dieta balanceada e nutritiva às crianças e jovens matriculados na rede municipal. Paulo Dourado é o mesmo que admitiu ter urinado num copo plástico durante…

    ler mais
  • Após meses de discussão, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, nesta quinta-feira (3), as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina, com a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório, em regime de internato, ocorra no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e em serviço de urgência e emergência. O documento segue agora para o ministro da Educação, Henrique Paim, a quem caberá analisar e homologar as diretrizes. As novas diretrizes aprovadas pelo CNE incluem ainda uma avaliação nacional…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Como não há dados oficiais sobre mortes (violentas ou naturais) na região de Irecê, no norte do Estado, o repórter policial Ricardo Freitas, da rádio 101 News, se dedicou a computar os óbitos nos últimos três meses a partir de informações do Instituto Médico Legal (IML). De acordo com o levantamento, entre 1º de janeiro e 31 março de 2014, foram registrados 33 homicídios, 24 mortes por acidente de trânsito, 3 suicídios, 11 afogamentos, 3 mortes acidentais e mais 4 durante troca de tiros com a Polícia. Ao todo, 79 óbitos no território durante o período. As cidades mais violentas…

    ler mais
  • Médicos cirurgiões e ortopedistas do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, entregaram os cargos, nesta quarta-feira (02), em protesto contra o que chamam de “descumprimento de contrato de trabalho pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)”. Ao todo, 35 profissionais atendem na unidade de Saúde mais importante de Feira, sendo que 8 deles são concursados. O HGCA realiza, em média, 347 cirurgias eletivas e 310 de emergência. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), a demissão coletiva foi motivada porque os médicos defendem que o regime de trabalho seja a CLT e, não, através de contrato de Pessoa…

    ler mais
  • Os sete jurados que fazem parte do Conselho de Sentença decidiram, nesta quarta (2), condenar os 15 policiais militares (PMs) pela ação que culminou com a morte de quatro detentos no quarto pavimento (terceiro andar) do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru, no episódio que ficou conhecido como Massacre do Carandiru. Os policiais foram absolvidos pela tentativa de homicídio de dois detentos e pela morte de outros quatro, provocada por armas brancas. Os policiais foram condenados a 48 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado [pena mínima de seis anos para cada homicídio cometido somado à pena de mais seis anos por impossibilidade…

    ler mais
  • Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem ter acesso ao espelho da correção da redação no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para isso é preciso inserir o número do CPF e a senha do candidato. O edital do Enem prevê que o acesso ao espelho de correção tem por objetivo permitir que o participante saiba qual foi o resultado em cada uma das competências…

    ler mais
  • Nesta quarta-feira (02), o gerente de Mineração da Galvani Irecê, Juan Galhardo Pereira, trouxe à tona a informação de que as reservas do principal material extraído no solo do município estão quase no fim. Sem a matéria-prima que garante a operacionalidade da empresa, a unidade local pode até fechar as portas. Outro empecilho apontado é a baixa capacidade dos reservatórios de água, elemento fundamental na cadeia produtiva. Além da mineração, a Galvani atua nas áreas da indústria, comércio e serviços. O grupo tem unidades distribuídas em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso,…

    ler mais
  • De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), é necessário um bombeiro para cada mil habitantes. Hoje, em todo Estado, o efetivo da corporação é 2.200, quando o desejável de militares é de 14 mil. Nesses termos, o Corpo de Bombeiros da Bahia tem defasagem de 549,5%. Os dados foram apresentados pelo deputado Carlos Geilson (PTN), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, na noite de terça-feira (01). No ano passado, o Governo da Bahia realizou concurso para preenchimento de vagas do Corpo de Bombeiros. O edital previa 2 mil vagas, mas 650 convocados não compareceram. Sendo assim, 1.350 começaram a fazer o curso. No entanto, 100 desistiram. ler mais

  • O aeroporto de Barreiras, no extremo oeste do Estado, é o primeiro do Brasil a receber recursos do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, desenvolvido pela Secretaria da Aviação Civil (SAC). A autorização para a construção de um novo terminal já foi publicada no Diário Oficial da União. Dos R$ 7,3 bilhões destinados ao programa, a previsão é de R$ 548 milhões sejam utilizados para os aeroportos na Bahia. Além de Barreiras, outros 19 aeroportos do estado ganharão uma versão mais moderna, confortável e operacional. “São investimentos importantes para dinamizar…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2017