bannerfull
  • O grupo da oposição ao Governo Wagner escolheu a cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado, para dar a largada da pré-campanha no interior da Bahia. O evento, realizado no Espaço Rafikii, mobilizou políticos, líderes, militantes e cidadãos de vários municípios da região. “Estamos aqui juntos porque tivemos a sabedoria de ouvir o clamor do povo pela união das oposições em prol de um novo futuro para a Bahia”, disse Souto. Intuitivo, o pré-candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima, afirmou ter sentido cheiro de vitória nas eleições deste ano com a recepção calorosa recebida pela chapa…

    ler mais
  • Liderada pelo pré-candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), a caravana do Programa de Governo Participativo (PGP) retornou à macrorregião de Senhor do Bonfim, neste sábado (26), para reunir as propostas apresentadas pelos territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do São Francisco. O encontro aconteceu no Campo Clube do Senhor do Bonfim, reunindo 1,3 mil pessoas. Durante cerca de 60 dias, os colaboradores desses dois territórios de identidade pensaram em novas ações para o desenvolvimento da região. A 17ª plenária marca a mobilização de mais de 25 mil pessoas no processo de construção coletiva do documento que Rui…

    ler mais
  • A Comissão Nacional da Verdade (CNV) solicitou, oficialmente, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal (PF) acompanhe as investigações sobre a morte do coronel reformado do Exército, Paulo Malhães. No final de março, ele admitiu ter praticado tortura durante a ditadura militar.O coordenador da CNV, Pedro Dallari, pediu a Cardozo que a PF acompanhe as investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ex-agente do Centro de Informações do Exército, Malhães, de 76 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira em seu sítio na zona rural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

    ler mais
  • Apaixonada por Clara (Giovanna Antonelli), a fotógrafa Marina (Tainá Müller) ficará na miséria nos próximos capítulos de Em Família. Pela internet, ela ficará sabendo que seu pai, Diogo (José Rubens Chachá), está envolvido em um escândalo de desvio de verbas públicas e sonegação de impostos. O misterioso milionário surgirá na trama na próxima terça-feira (28). Antes de o personagem entrar em cena, a fotógrafa vai questionar o pai por telefone. “Falam em milhões e milhões de reais! Claro que estou nervosa! Meu pai sendo acusado desses crimes todos, você quer que eu fique…

    ler mais
  • A Justiça Federal acolheu os pedidos formulados pelo Ministério Público Federal na ação civil pública proposta em 2002, contra a empresa Plumbum, a Funasa e a União, com o objetivo de reparar os danos ambientais e sociais causados ao município de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano. De acordo com a ação, a empresa, que funcionou no local por mais de 30 anos, executava beneficiamento de minérios e produzia lingotes de chumbo (espécie de barra de metal fundido). Os resíduos da produção eram descartados de maneira inadequada, o que transformou Santo Amaro em uma das cidades mais poluídas por chumbo no…

    ler mais
  • Difícil imaginar um brasileiro que tenha passado pelas décadas de 1980 ou 1990 sem ouvir “Ilha, ilha do amor, Madagascar” ou “Canta, canta Salvador, canta, canta. Canta meu amor”, sempre embaladas pelo som forte dos tambores. Autor dessas e de muitas outras músicas populares, o Olodum comemora, hoje (25), 35 anos. Criado como alternativa carnavalesca dos negros em Salvador (BA), o grupo virou expoente da cultura afro-brasileira. Cultura que ajudou a divulgar em 35 países espalhados por todos os continentes. Até os anos 70, os grandes blocos do carnaval da Bahia eram compostos majoritariamente por brancos. Para garantir a festa da população negra e enfrentar o racismo,…

    ler mais
  • Com objetivo de implantar técnicas de produção de leite, carnes bovina e ovina e disponibilizar capacitações para produtores, o município de Ibititá vai ganhar uma Governança da Bovinocultura e Ovinocultura (GBOI), que tem como meta reduzir custos e facilitar o gerenciamento das culturas. Para o secretário de Agricultura, Adailson Paiva, a Governança dará sustentação à cadeia produtiva e facilitará o financiamento através do Banco do Nordeste para compra e expansão de rebanhos.  “A GBOI será uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da pecuária leiteira e de corte no…

    ler mais
  • Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura, estabeleceu data para retirada de painéis e placas da Praça do Feijão, em Irecê. As empresas e gerenciadores de mídias externas precisam desobstruir o espaço público até o próximo domingo, dia 27 de abril. O titular da pasta, Edgard Mário, informou que a solicitação faz parte do processo de reforma da praça, que tem previsão de ser concluída no dia 20 de junho, pouco antes do início dos festejos juninos. “A cidade precisa se modernizar e mostrar uma cara nova”, disse o gestor, que ainda acrescentou: “esse…

    ler mais
  • Nesta quinta-feira (24), durante entrevista no Jornal da Caraíbas, Caraíbas FM 100,7, a coordenadora regional da Polícia Civil, Lúcia Janssen, disse que já foram identificados os assassinos da engenheira Érica Medrado Ferreira, morta na última terça (22), em Irecê. Os suspeitos são Adalberto Ribeiro Lélis, 22 anos, vulgo Betinho, e o menor de iniciais B. G, conhecido como Dentinho. Os dois ainda não foram localizados, mas a Polícia Civil faz diligências na cidade e na zona rural. O objetivo é prender Betinho e recolher o menor, que teria sido o autor dos disparos. A identificação foi feita com base em depoimentos de testemunhas…

    ler mais
  • O pré-candidato ao Governo pelo Democratas, Paulo Souto, destacou a necessidade de organizar as contas do estado para que seja possível melhorar a qualidade dos serviços públicos. “Sem reequilibrar as finanças públicas da Bahia, tudo mais é promessa vazia”, afirmou em entrevista pelo telefone ao programa Primeira Página, da Rádio Povo, Jaguaquara, na manhã desta quinta-feira (24). Segundo Souto, para atingir o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos essenciais de segurança, saúde e educação tão reclamados pela população é imprescindível corrigir o descalabro em que se…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020