bannerfull
  • A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (26), o projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração direta e indireta da União a candidatos negros. Foram 314 votos favoráveis, 36 contrários e seis abstenções. De acordo com o projeto, a reserva vai durar dez anos e começará a valer após a aprovação do texto pelo Senado e a sanção presidencial. O texto, apresentado pelo Executivo, segue agora para apreciação dos senadores. Mais cedo, o projeto tinha sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Antes da votação em plenário…

    ler mais
  • O site Sertão Baiano e a Artmídia farão a cobertura oficial da 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (EXPOAGRI), que acontece de 1 a 4 de maio, no Parque de Exposições. Serão quatro dias com muitas atrações para produtores, pecuaristas, empresários e para todos os amantes da vida no campo. O Sertão Baiano será responsável por todo trabalho jornalístico, com produção de matérias sobre os simpósios e exposições, bem como a realização de entrevistas com autoridades, empreendedores e visitantes. A cobertura também envolve a produção…

    ler mais
  • O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) condenou o prefeito de Coribe, Manoel Azevedo Rocha, por propaganda eleitoral antecipada em outdoors instalados nos municípios de Correntina e Santa Maria da Vitória, extremo oeste do Estado. O pedido partiu da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) com base em peças que traziam a frase “Aposte no futuro. Feliz Natal e Feliz 2014. Manoel Rocha. Prefeito de Coribe e presidente da AMORVALE”, acompanhada da fotografia do pretenso candidato. Em fevereiro, a Justiça eleitoral já havia deferido liminar determinando a retirada imediata dos outdoors. A decisão final condenou Rocha ao pagamento da multa de R$ 10 mil, conforme requerido…

    ler mais
  • Com objetivo de qualificar o espaço urbano e oferecer mais comodidade à população, a Prefeitura de Ibititá constrói um estacionamento para carros e motos no espaço anexo à Praça Sidney Dourado Matos, ao lado da Câmara Municipal. O novo equipamento possui 972 m², com área pavimentada (paralelepípedo), meio-fio, passeio, grama esmeralda, além de bancos, lixeiras e poste metálico com quatro braços de luz. “Essa obra, que está sendo feita com recursos próprios, vai valorizar os imóveis da região e garantir uma opção de estacionamento seguro e confortável para pessoas que moram nas…

    ler mais
  • A estudante Maria Carolina, de apenas 17 anos, conseguiu um feito quase inimaginável: foi aprovada em medicina em seis universidades do país, sendo que cinco delas são públicas. A soteropolitana, que pretende “fazer a diferença na vida das pessoas”, passou nos vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Com tantas opções, resolveu continuar em Salvador e realizar o sonho de estudar na Ufba. Como a façanha foi possível?…

    ler mais
  • Após grande repercussão negativa e registro de um Boletim de Ocorrência, a vereadora Núbia Araújo (PP) decidiu convocar uma coletiva e se desculpar por ter chamando o estudante João Felipe Lacerda, 21 anos, de “bicha louca” durante ocupação da Câmara Municipal de Barreiras, no oeste do Estado. "Muitas vezes, no calor de alguns embates, acabamos por proferir palavras que saem de nossa boca, mas não de nossa alma", disse a vereadora nesta terça-feira (25), que também acrescentou: "a última sessão foi bastante conturbada e, no clamor das discussões, acabei fazendo uma declaração infeliz. Portanto, quero…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Como havia sido antecipado pelo Sertão Baiano, nesta terça-feira (25), com base na série de matérias publicadas pelo site, o deputado Carlos Geilson (PTN) levou ao conhecimento da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a situação da rede estadual de ensino na cidade de Irecê. Durante apresentação, o parlamentar mostrou os problemas envolvendo a falta de pagamento dos terceirizados e prestadores de serviço, a insegurança nas escolas e a irregularidade na entrega da merenda escolar. Neste último tópico, Geilson citou a possibilidade de redução da carga horária…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    A Direção Nacional do PDT realizou, nesta terça-feira (25), em Brasília, reuniu para discutir o posicionamento da legenda nas eleições deste ano na Bahia. O encontro terminou sem nenhuma definição. Oficialmente, o PDT segue em “cima do muro”: a executiva estadual, liderada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior, mantém “namoro” com o projeto governista de continuidade. Mas, outra ala - que tem o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, como baluarte - segue literalmente com as “barbas de molho”. “Estamos analisando o que é melhor para nossos deputados, prefeitos e coligação.…

    ler mais
  • Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Ibititá concluiu a primeira etapa de instalação dos novos coletores de lixo. Os equipamentos de limpeza pública foram instalados na Rua Dois de Julho e na Praça Urbano Macedo, no Centro. A segunda etapa já está em andamento e a expectativa é de que os coletores sejam instalados nos distritos de Canoão e Feira Nova até o final de semana. As novas lixeiras - que serão distribuídas em toda sede e zona rural - fazem parte do programa Ibititá “Cidade Limpa, Povo Educado”. O projeto agrega serviços de limpeza pública com campanhas educativas para conscientizar…

    ler mais
  • Após o fracasso das negociações com o Governo do Estado, trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, pararam as atividades por tempo indeterminado nesta segunda-feira (24). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia (Sintagri - BA), o indicativo havia sido feito após audiência de conciliação no TRT/BA – 5ª região. “Essa greve é resultante da recusa do governo do estado da Bahia em dar continuidade às negociações que já duram um ano e meio. O estado resolveu colocar…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2018