bannerfull
  • Em decisões publicadas na tarde desta segunda-feira (15), o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Lourival Trindade, suspendeu as decisões da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador que determinavam o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do Estado da Bahia. A suspensão se aplica também às escolas particulares da capital baiana, até então beneficiárias de uma liminar solicitada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia.

    Em seus despachos o magistrado destacou que a manutenção das decisões, nos moldes em que foram redigidas, “além de vergastar,…

    ler mais
  • Bruno de Pierro 

    Símbolo da resistência negra, a escrava piauiense Esperança Garcia lutou contra os maus-tratos sofridos pelos escravizados em fazendas de algodão no período colonial. Em 1770, endereçou uma carta ao governador da província do Piauí, Gonçalo Botelho de Castro, denunciando os abusos, mas não obteve resposta. O documento, no entanto, é considerado a primeira petição feita no Estado e, em setembro de 2017, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu a ela o título simbólico de primeira advogada do Piauí. Apesar disso, trata-se de uma…

    ler mais
  • “Parabéns ao governo do Estado pela atenção e cuidado com a Região de Irecê. A duplicação do Hospital Regional atende uma necessidade de todos os municípios. O novo investimento amplia nossa cobertura de Saúde com cirurgia cardíaca, oncologia e serviços de hemodinâmica e radioterapia”, afirmou o ex-prefeito de Ibititá Cafu Barreto ao agradecer ao governador Rui Costa e ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.  

    Nesta quinta-feira (11), durante reunião com 19 secretários municipais de saúde, o titular da…

    ler mais
  • Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2021, a partir das 15h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Gabinete Português de Leitura promovem o "Colóquio 200 Anos da Revolução do Porto: consequências para o Brasil e a Bahia. A proposta é reunir pesquisadores brasileiros e portugueses para compartilhar com o público as suas impressões sobre o evento que deu início ao processo que culminou na Independência do Brasil.   

    Os especialistas irão debater sobre a Revolta do Porto; As Côrtes Gerais de Lisboa; Regresso da Família Real para Portugal e as lutas da Guerra pela emancipação do Brasil. Na quinta-feira…

    ler mais
  • Quem trabalha por muito tempo sentado ou passa horas em frente ao computador ou smartphone, ao longo do tempo pode desenvolver, sem perceber, um “padrão viciado de postura”, desencadeando lesões e distúrbios osteomusculares, problemas que afetam a saúde e o desempenho funcional, mas que com a mudança de pequenos hábitos podem ser evitados. “Ter alguns curtos intervalos para levantar e espreguiçar já é um bom começo. Além disso, incluir na rotina a flexão lateral, frontal, extensão do tronco e os exercícios específicos de braços e mãos também podem ajudar bastante”, explica a profissional de…

    ler mais
  • Editorial  

    Um político experiente, com uma noção elementar de bom senso, sabe da responsabilidade legal de apresentar à Justiça Eleitoral um parceiro (ou parceira) de chapa numa sucessão municipal. É preciso atestar, de forma antecipada, a aceitação do nome junto à comunidade e aos aliados políticos. Conferir os serviços prestados à cidade, o desempenho nas urnas (em pleitos anteriores) e a capacidade de articulação com lideranças. Em seguida, faz-se necessário analisar currículo,…

    ler mais
  • Ir à praia é o desejo de muitas pessoas desde que a pandemia começou, mas esse sonho é ainda mais especial para Nelson Matos, 64 anos, que está acamado há dois anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que limita sua locomoção e comunicação. Apesar das dificuldades, nesta terça-feira, 2, Nelson voltou a sentir o prazer de tomar um banho de mar. O passeio foi organizado pela geriatra Luana Brandão, da S.O.S. Vida, empresa de home care, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento do paciente.
    "Ele estava muito triste, então questionei se tinha algo que ele gostaria de fazer e ele deixou claro…

    ler mais
  • A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA), beneficiou em 2020 mais de 80 municípios no norte da Bahia com ações de incentivo e apoio à agricultura familiar, abastecimento de água, reforço das infraestruturas urbana e rural, entre outras atividades. Segundo balanço da superintendência, foram mais de R$ 70 milhões investidos no ano, com recursos de programas executados pela Codevasf e do Orçamento Geral da União (OGU), repassados à empresa por meio de emendas parlamentares. Com ações de apoio e incentivo à…

    ler mais
  • Com as bençãos e toda energia positiva do dia 02 de fevereiro, Cafu Barreto esteve na sede Regional da Codevasf em Irecê para tratar da liberação de recursos destinados ao município de Ibititá, que foram assegurados durante sua gestão, e também acompanhar o andamento de obras e projetos em benefício de toda Região de Irecê. Ao lado da prefeita Nilvinha dos Santos, Cafu discutiu junto com o gerente regional Luiz Alberto a liberação de R$ 14 milhões para recuperação de estradas vicinais e pavimentação asfáltica e em paralelepípedos em Ibititá. 

    Além disso, preocupado…

    ler mais
  • De forma bem clara e objetiva, o NEPOTISMO ocorre quando “um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes”. Tal prática, tão comum desde o Brasil Colônia, é terminantemente vedada pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da “impessoalidade, moralidade e igualdade”. Depois de um grande clamor da opinião pública, em 2007, o então governador Jaques Wagner, com a chancela da Assembleia Legislativa e do Ministério Público (MP-BA), assinou decreto com objetivo de erradicar o nepotismo…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021