bannerfull
  • Na manhã desta sexta-feira, dia 23 de julho, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jazon Júnior, recebeu sua 1ª dose da vacina contra Covid. Jazon, 38 anos, celebrou o momento e relembrou a luta que travou junto com o prefeito Elmo Vaz desde o início da pandemia para garantir proteção ao povo ireceense no embate ao coronavírus. “Depois de toda luta chegou minha vez de ser vacinado. Cada vez mais estou convicto da necessidade de termos no país um estado de bem-estar social com o SUS fortalecido”. O secretário agradeceu a todos os profissionais da Saúde e também defendeu a aprovação do projeto que…

    ler mais
  • Nesta quinta-feira (22), o prefeito Elmo Vaz participou de evento virtual com gestores, deputados federais e especialistas em Educação para trocar experiências e discutir o fortalecimento do ensino público. Promovida pela Fundação João Mangabeira e a organização Todos pela Educação, a reunião on line fez parte de um projeto amplo que discute as prioridades da Educação Básica em todo o país e tem o nobre propósito de incentivar gestores públicos a priorizarem a Educação em seus municípios.

    Durante pronunciamento, Elmo Vaz enalteceu a iniciativa e pediu apoio dos congressistas para que…

    ler mais
  • Por Guilherme Renke

    Você já deve ter ouvido o termo neuroplasticidade. É uma palavra bastante recente no mundo da neurociência que trouxe muito conhecimento sobre a atividade cerebral e a saúde cognitiva. Há relativamente pouco tempo, os especialistas acreditavam que o desenvolvimento dos nossos cérebros estava concluído no final da adolescência, sem capacidade de se modificar após esse período, e que, em termos de neurônios, tudo estava em declínio a partir daí. Mas, graças à ciência, hoje sabemos que isso não é…

    ler mais
  • Redação Sertão Baiano

    De acordo com dados divulgados pela Unicef, desde o início da pandemia, em todo o Brasil, mais de 1,4 milhão de crianças e adolescentes abandonaram as escolas. Segundo a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - o fechamento das unidades de Ensino "acarreta altos custos sociais e econômicos para as pessoas nas diferentes comunidades". A situação afeta com mais gravidade famílias de baixa renda, que não podem oferecer alimentação adequada…

    ler mais
  • Prefeitura de Morro do Chapéu publicou edital, no último dia 21/07, de processo seletivo para admitir estudantes que estejam cursando Ensino Médio, Curso Técnico e Ensino Superior. Os alunos serão contratados através do Programa de Estágio Remunerado para atuar em diversas áreas da administração municipal. São cem vagas a serem preenchidas, sendo sessenta para estudantes do Ensino Médio, vinte para estudantes de Curso Técnico e vinte para quem esteja cursando Nível Superior. A idade mínima para se candidatar é de 16 anos e os candidatos devem estar devidamente matriculados e frequentando os cursos mencionados. A duração…

    ler mais
  • Por Allan Cartter

    O Brasil envia a maior delegação internacional para os jogos, com grandes possibilidades de medalhas e o nordeste não fica de fora dessa competição histórica. Entre os destaques está o futebol feminino com seis atletas, destaque para a Baiana Formiga. A jogadora é recordista em participações nas olimpíadas, chegando a sua sétima participação. Outro Grande destaque é a maranhense Rayssa Leal, com apenas 13 anos é a atleta mais jovem da história do Time Brasil. A fadinha do Skate, modalidade que faz sua estreia nos jogos, é favorita…

    ler mais
  • Com o lema "Cuidar-se é o maior ato de amor", a Prefeitura de Uibaí e o Governo do Estado realizam mutirão de mamografias na Praça do Comércio, sede da cidade, até o próximo dia 26. Se você tem entre 50 e 69 anos e precisa do exame, procure a unidade de Saúde mais perto da sua casa e faça o agendamento. Não se esqueça de levar RG, CPF e comprovante de residência. Para ampliar o número de mulheres beneficiadas, a gestão Birinha Levi oferece transporte para quem mora na zona rural. Não perca tempo! O diagnóstico precoce…

    ler mais
  • O cientista Gustavo Cabral teve uma adolescência difícil no interior do sertão da Bahia. Cursou três vezes o último ano do ensino fundamental porque acordava às 3 horas da manhã para trabalhar numa feira livre. Não conseguia acompanhar as aulas. Com três pós-doutorados, ele hoje integra a Equipe Halo, projeto que envolve dezenas de profissionais ao redor do mundo que trabalham com a pesquisa de vacinas contra a COVID-19 e outras doenças. Os cientistas compartilham nas redes sociais como é o dia-a-dia no laboratório, tiram dúvidas e desmistificam informações incorretas sobre imunizantes. Em entrevista ao Centro de Informação…

    ler mais
  • O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou, no início da manhã desta segunda-feira (19), que a Bahia receberá 607.700 novas doses de vacinas contra Covid-19, nesta terça (20) e quarta-feira (21). A mensagem foi publicada por ele em uma rede social. O secretário adiantou que os imunizantes esperados são da Astrazeneca Covax, Pfizer, Astrazeneca Fiocruz e Coronavac. Os dois últimos serão para aplicação de primeira e segunda dose. "Boas notícias pra começar a semana. Tem vacina chegando amanhã e depois. Astrazeneca Fiocruz: 314.000 (D1 + D2); Astrazeneca Covax: 79.400 (D1); Coronavac: 132.400 (D1+D2); Pfizer:…

    ler mais
  • A produção de ovos do distrito de Massaroca, em Juazeiro, ganhou espaço nas prateleiras de estabelecimentos comerciais da região. Com investimentos do Governo do Estado na Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), os agricultores familiares cooperados têm aumentado a criação de galinhas caipiras e garantido renda com a venda dos ovos. A Coofama vem recebendo recursos da ordem de R$1,1 milhão, por meio do projeto Pró-Semiárido. Com a estruturação de aviários, acompanhamento técnico continuado, adequação das unidades de ovos e apoio técnico e na gestão, atualmente, estão…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021