bannerfull
  • A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai contratar para a função temporária de técnico de nível superior, 30 profissionais das áreas de ciências jurídicas (28) e administração (2). Para ambos os cargos, a remuneração alcança R$ 2.729,78, já incluída a gratificação de função, todas com lotação em Salvador, além de auxílio transporte e alimentação. Ainda poderá ser acrescido percentual variável de insalubridade a depender da unidade de trabalho. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no site selecao.ba.gov.br…

    ler mais
  • O professor Jorge Portugal, 63 anos, morreu na noite desta segunda-feira (3), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. De acordo com boletim médico do hospital, o ex-secretário estadual de Cultura foi vítima de falência cardíaca aguda. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular da instituição. Formado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Portugal nasceu na cidade baiana de Santo Amaro da Purificação, no dia 5 de agosto de 1956. Ele era compositor, escritor e professor de Redação e Língua Portuguesa.

    Como compositor, foi reconhecido nacionalmente com o sucesso de sua composição…

    ler mais
  • Nos dias 22, 28 e 31 de julho, técnicos e técnicas que estão envolvidos na ação de sementes crioulas do projeto Pró-Semiárido se reuniram, de forma virtual, para refletir sobre os resultados dos primeiros diagnósticos da agrobiodiversidade, feitos junto a dezenas de famílias agricultoras que vivem em comunidades dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Campo Formoso, Curaçá, Uauá, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.As ferramentas aplicadas durante as oficinas de diagnóstico da agrobiodiversidade permitiram que fosse feito um resgate geracional de espécies animais e vegetais nativas e adaptadas à região.…

    ler mais
  • Resenha de álbum Olorum G1BA / Gravadora: Selo Sesc

    ♪ Oriundo da interiorana cidade de Cachoeira (BA), reduto da ancestralidade africana em que emergiu o grupo Os Tincoãs, Mateus Aleluia reacende o fogo sagrado das divindades de matriz afro-brasileira no terceiro álbum solo do artista, Olorum, disponível a partir de sexta-feira, 24 de julho, na plataforma Sesc digital, com 12 músicas assinadas somente pelo cantor, compositor e músico baiano.A centelha divina brilha no canto rústico e grave de Aleluia quando o artista de quase 77 anos – nascido em setembro de 1943 – roga ao orixá Olorum, na música…

    ler mais
  • O Governo Federal, numa ação coordenada pelo FNDE, solicita ao município de Lapão a Escritura Definitiva do terreno onde foram construídas a Creche do Programa PROINFÂNCIA e Quadra Coberta Nilson Moreira Rodrigues, na sede da cidade, bem ao lado da Prefeitura - na Avenida Justiniano de Castro Dourado, Bairro Ida Cardoso. De acordo com Declaração de Dominialidade, documento público ao qual a reportagem do Sertão Baiano teve acesso, antes do início da construção, o então prefeito Hermenilson Ferreira Carvalho se comprometeu junto ao Fundo…

    ler mais
  • Pesquisa Séculos/Bahia Notícias realizada entre os dias 23 e 24 de julho, na sede e zona rural de Ibititá, aponta liderança de Nilvinha dos Santos (PSD) na disputa pela Prefeitura Municipal: no levantamento estimulado, quando os nomes são colocados à disposição, a pré-candidata apoiada pelo prefeito Cafu Barreto marca 50,2%, contra 36,03% de Afonso Mendonça (PSDB), diferença superior a 14 pontos percentuais.

    Na espontânea, Nilvinha crava 41,5% das intenções de voto e o pré-candidato da oposição soma 31,98%;…

    ler mais
  • André Uzêda / SALVADOR

    Mesmo com a autorização da prefeitura para o retorno das atividades em templos religiosos, muitos terreiros de candomblé em Salvador escolheram continuar fechados durante a pandemia do coronavírus. Os argumentos vão desde preocupação com a saúde das principais lideranças religiosas (geralmente pessoas mais velhas) ao receio de perseguição por “falhas” no protocolo de reabertura e, em muitas casas, até o conselho direto dos orixás.

    No Ilê Axé Opô Afonjá,…

    ler mais
  • Atestar a origem da produção artesanal do estado é o objetivo do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A iniciativa vai auxiliar na preservação de produtos tradicionais, estimular o desenvolvimento de propostas inovadoras, contribuir para a melhoria dos processos produtivos e impulsionar a elevação do padrão técnico das peças. “O programa trará impactos econômicos positivos, pois estabelece critérios para que os produtos recebam o Selo Artesanato da Bahia, assegurando maior reconhecimento às peças…

    ler mais
  • Enquanto milhares de baianos, inclusive no município de Jussara, sofrem com a perda de renda familiar e aguardam a tão sonhada ajuda do Governo Federal, Thiago de Maristela, candidato a prefeito da cidade, teve o nome incluído no Auxílio Emergencial. De acordo com a Caixa Econômica, além de atender critérios de vulnerabilidade social, para realizar a solicitação do auxílio é preciso baixar o APP e informar nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe, depois é necessário cadastrar o número do celular e informar a operadora. Em seguida, por medida de segurança, um código SMS é enviado ao telefone. A partir daí,…

    ler mais
  • Como uma das maiores referências em hematologia e hemoterapia do país, a Fundação Hemoba celebra seus 31 anos de existência no próximo domingo, 26 de julho. A unidade pública é responsável pela oferta e distribuição de sangue e seus componentes, tratamentos ambulatoriais de doenças benignas do sangue e cadastro de doadores de medula óssea em todo o estado desde 1989. No início, no Hospital Geral Roberto Santos, com o conhecido ‘Hemobinha’, e desde 1993 na sede própria, na Vasco da Gama, onde funciona até hoje. Segundo diretor da Fundação, Fernando Araújo, parte do sangue coletado atende à demanda…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020